Interessados na música brasileira de concerto ganharam uma nova oportunidade de conhecer e acessar esse tipo de composição musical pelo projeto “Sesc Partituras”. Disponíveis para download em português e ainda inglês e espanhol, as partituras, em versões digitais, podem ser acessadas de qualquer parte do mundo, pela internet.
“É um projeto de difusão e preservação da música brasileira de concerto. A gente disponibilizou, através do nosso portal, arquivos digitais de partituras desse tipo de música”, diz a analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc, Sylvia Guida.
O acesso é gratuito e o acervo traz obras brasileiras clássicas e contemporâneas. São partituras de mais de 2,8 mil músicas de 319 compositores. A biblioteca é organizada por tipo de formação musical - como solo, quarteto e orquestra - e por níveis de habilidade. Além disso, é possível personalizar a experiência selecionando mais de 50 instrumentos. Há partituras para os instrumentos mais comuns, como violão e piano, e também para menos conhecidos, como o caxixi, chocalho de origem africana usado nas rodas de capoeira.
“O projeto ‘Sesc Partituras’ tem várias interfaces. A gente contrata um pesquisador que entende e reescreve as partituras e as disponibiliza como se elas fossem uma publicação. A música é escrita através de partituras para ser tocada e precisa estar legível. Em partituras ou em grades, elas também são documentos históricos importantíssimos”, destaca Sylvia.
ACESSO
“No país, a gente observa que o acesso às obras ainda é muito escasso. Esse projeto já existia no Sesc, mas eram acervos que ficavam dentro das escolas de músicas e o acesso era bem restrito. Quando conseguimos passar para a internet, esse acesso passou a ser mundial. Tem uma ferramenta de gerenciamento do site e a gente consegue ver que todos os continentes já acessaram o projeto”, comemora Sylvia.
O projeto contribui ainda para a formação de estudantes de música, destaca a analista do Sesc, destacando que estão disponíveis obras de compositores como Guerra Peixe, Francisco Mignone e Lorenzo Fernández. Villa-Lobos, o mais reconhecido compositor latino-americano, e Jackson do Pandeiro, apontado como o rei do ritmo, são outros artistas com suas obras disponibilizadas.
O projeto também incentiva a divulgação do trabalho das novas gerações. Autores em atividade podem se cadastrar no site e disponibilizar as partituras de suas composições para difundir sua música e ganhar visibilidade.
Acesse aqui as partituras disponíveis.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar