O nordestino Ivan Lima é historiador, atualmente faz pesquisa musical na Universidade do Porto, em Portugal, e criou há três meses o Instagram "O que Cresci Ouvindo". O objetivo do projeto é discutir discos da Música Popular Brasileira (MPB) de acordo com o momento histórico do Brasil no qual eles foram lançados.

"Fiz uns convites ao Chico César, Marcos Valle, Zeca Baleiro, ao Valter Hugo Mãe (um grande amigo de cá) e ao Odair José. E todos participaram em vídeos (sobre seus discos)", disse Ivan. "Desde o início de Maio estamos além do vídeo, com uma proposta de bate papo às quartas-feiras (lives as 19h) . É uma conversa no Instagram (uma live) onde os músicos falam um pouco das referências musicais de infância, adolescência e é claro, atuais. (O que cresceram ouvindo). Além das suas relações com os momentos históricos das obras", explica o historiador.

Além disso, os convidados também falam da trajetória, opções de canções e o sentido do disco como obra completa. Desde título, capa e ordem das faixas. Ivan também fala que parte da pesquisa dele como historiador é utilizada para incluir material ligados a música, sejam documentos do Arquivo Nacional, indicação de documentários musicais e entre outros.

No mês de maio, Ivan conversou com China, Fernando Catatau, Márcia Castro e Juliano Holanda. Em junho, os convidados foram: Sarah Oliveira, Otto, Marcelino Freire, e a Almério. Karina Buhr estreou o mês de julho e Odair José e Dani Black já são os próximos confirmados.

Odair José participará da próxima live, na quarta-feira (8)
📷 Odair José participará da próxima live, na quarta-feira (8) |Divulgação
Historiador une música com história do Brasil no Instagram Foto: Reprodução/Instagram

MAIS ACESSADAS