Antigamente, havia uma dificuldade maior para que a música e artistas paraenses quebrassem a barreira do Estado. Sem a internet, era a TV que fazia com que a música produzida aqui fosse mais conhecida. Por isso, conquistar espaço em programas nacionais era sempre uma grande alegria tanto para os artistas quanto um orgulho para os paraenses.
A gente fez uma listinha de algumas aparições de músicos paraenses em programas de TV que talvez você nem lembrava:
Alípio Martins – Os Trapalhões
Num quadro exibido em 1977 no programa do quarteto de humor, já na Rede Globo, eles fizeram um clipe com a música ‘Piranha’, de Alípio Martins. A canção foi redescoberta e vez ou outra aparece no repertório de shows de novos artistas como Felipe Cordeiro e Lia Sophia.
Mahrco Monteiro – Clube do Bolinha
Em 1987, Mahrco Monteiro (ainda sem o h no nome) estava estourado com a faixa ‘Chamegoso’. Tanto que garantiu uma apresentação dele no programa do Clube do Bolinha, na Band. Sucesso, a faixa levantou uma dúvida na época de quem só ouvia pela rádio: a mulher que canta com Mahrco é a Gal Costa? A resposta é: não.
Warilou – Viva a Noite
Cantare, ô ô ô! Quem não conhece essa? Nos anos 90, a banda Warilou estava estourada com ‘Negrita Linda’. Tanto que eles foram até o Programa Viva a Noite, apresentado por Gugu Liberato, no SBT. E pra quem não sabe o que significa o nome da banda, Manoel Cordeiro explica. É só ver o vídeo completo.
Banda Tanakara – TV Xuxa
O TV Xuxa, na Globo, teve um quadro que chamava ‘Brega É chique’ e diversos artistas passaram por lá. Um deles foi a Banda Tanakara, com Michelle e Marcelo. Eles fizeram a plateia conhecer o hit “Chorei, chorei e de saudade também chorei”, que a gente já cantava muito por aqui.
Calypso – Domingão do Faustão
O álbum “Banda Calypso na Amazônia” foi um enorme sucesso comercial. A versão em DVD do registro saiu com tiragem inicial de 300 mil unidades, que esgotou em apenas dois dias, garantindo à banda certificação de disco de diamante triplo, recebido no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo. Foi aí que Joelma e Ximbinha foram pela primeira vez ao programa dominical. Quem sabe faz ao vivo!!
Jane Duboc – Cassino do Chacrinha
Em 1988, Jane Duboc estava estouradíssima em todo o Brasil com a faixa “Sonhos”. A música fazia parte da trilha sonora da novela “Fera Radical”, da Globo. E entre uma e outra apresentação no Globo de Ouro – o programa que tocava os grandes hits das paradas – a cantora teve tempo de ir ao Chacrinha, também na emissora.
Gang do Eletro – TV Xuxa
A Gang do Eletro levou ao programa do TV Xuxa, na Globo, o ‘treme’. O programa falava das aparelhagens e a Gaby Amarantos já estava por lá e falou quanto a banda, então formada por Waldo Squash, Will Love, Marcos Maderito e Keila Gentil, era maravilhosa.
Gaby Amarantos – Domingão do Faustão
Na primeira participação de Gaby Amarantos no Domingão do Faustão, a cantora era apresentada por Fausto Silva como “Beyoncé do Pará”. Ela cantou o hit "Hoje Eu Tô Solteira", uma versão da música "Single Ladies", da cantora americana. A partir daí, Gaby caiu nas graças da emissora e do público do Brasil todo.
DJ Dinho – Brasil Legal
Em 1994, a atriz Regina Casé apresentava o programa ‘Brasil Legal’, onde ela rodava o país mostrando curiosidades e pessoas interessantes. Lembra do Tom do cajueiro? Pois é. Em um dos programas ela apresentou ao Brasil o DJ Dinho, da aparelhagem Tupinambá. Foi uma das primeiras vezes que as festas tradicionais do Pará ganharam destaque nacional.
Nelsinho Rodrigues – TV Xuxa
No TV Xuxa, Nelsinho Rodrigues mostrou o que é dar uma baladeira com uma morena pai d’égua e uma loirinha sapeca para todo o Brasil. O hit “Me Libera” foi escolhido por ele paras ser apresentado no quadro “Brega É Chique”. Atenção para a performance com conceito, coesão e aclamação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar