Com a combinação de três personalidades fortes e extremamente performáticas, o videoclipe de “Vênus em Escorpião” é muito mais do que o novo single de Gaby Amarantos. É um espetáculo. No qual ela chega acompanhada de Ney Matogrosso e Urias, vozes para as quais a composição de Gaby, Jaloo e Lucas Estrela parece ter sido feita na medida. No YouTube, onde foi lançado há uma semana, o videoclipe já soma mais de 435 mil visualizações. E aponta para o que virá a ser o próximo álbum da artista, previsto para o próximo ano.
Em entrevista ao Você, Gaby conta que a canção nasceu no meio do rio Tapajós, em Santarém, onde o trio paraense estava em janeiro, fazendo uma imersão para o novo álbum dela. “E enquanto eles [Jaloo e Lucas Estrela] estavam lá pensando na parte musical e fazendo a parte de harmonia da música, eu fui para um cantinho, peguei papel e caneta e escrevi a letra toda! Parece que eu psicografei essa letra, foi uma das mais rápidas que eu compus, só ouvindo o que eles estavam fazendo. E aí, no meio desse cenário amazônico lindo, nasceu ‘Vênus em Escorpião’”, relembra.
A composição vem no momento em que o planeta Vênus está transitando pelo signo de Escorpião, na astrologia, considerada uma Vênus “maldita” por estar em exílio, ou seja, o planeta está no signo oposto ao que ele rege, no caso Touro. Assim, a canção fala sobre intensidade amorosa em meio ao caos e ao mesmo tempo faz uma crítica às agressões que a natureza vem sofrendo, com as queimadas e o desmatamento ilegal, que acaba de bater um novo recorde no país.
Nascida com o Sol em Leão, Gaby Amarantos traz o tema à sua maneira e de seus convidados também, com um videoclipe no qual os três cantores viveram diversas cenas e papéis diferentes, dirigidos por João Monteiro, que já dirigiu “Diaba”, da Urias, entre outros. Até Jaloo acaba compondo um personagem tão performático como só ele sabe ser no fechamento dessa narrativa. “Sinto que realizei um dos maiores clipes da minha carreira. O elenco, a arte, o conceito e, principalmente, a música e a mensagem são algo que o mundo precisa desesperadamente”, afirma Gaby.
Uma fã de seus dois convidados, ela considera que a colaboração de ambos foi justamente trazer com eles essa energia performática. “E eu, enquanto artista, me identifico muito com isso. Então, acho que tem muito a ver com a energia da música, com essa coisa de a gente estar ali falando do caos, trazendo toda essa nossa dualidade do ser humano, porque tem o lado do bem e do mal; e no final, tudo acaba com a esperança de uma nova muda nascendo. Eles casaram muito com a energia do clipe e estão brilhando, está lindo demais”.
ESTÉTICA
Gaby Amarantos comenta que ela e sua equipe sempre têm muito apreço e cuidado com a estética de seus trabalhos, que contaram, por exemplo, com o styling de Rodrigo Polack. O próprio diretor João Monteiro foi uma peça fundamental para pensar todo o visual do videoclipe. “Foi uma parada que a gente investiu muito porque a gente queria fazer um clipe-arte. Em todos os figurinos, na capa do single, é um time de gente muito maravilhosa, que a gente faz curadoria, tanto eu quanto o Garrett, meu produtor”, diz.
Gaby destaca ainda o stylist do paraense Labo Young. “Ele é um jovem da periferia de Belém, de Icoaraci, que está fazendo um grande barulho na cena internacional de moda, com essa estética que é superamazônica, super-híbrida, sou muito fã. Ele veio de Belém para fazer esse look ‘Floresta Tec’ e foi um pouco dessa periferia que eu acredito muito, essa periferia jovem criativa, da qual eu também vim”, elogia a artista. A música, lançada pela gravadora Deck, também está disponível em áudio em todos os aplicativos de música.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar