plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FOGO NOS RACISTAS

Nic Dias rebate o racismo em videoclipe sangrento

“Remédio pra Racista é Bala” chega às plataformas de streaming com clipe dirigido pelo cineasta paraense Vlad Cunha

Imagem ilustrativa da notícia Nic
Dias rebate o racismo em videoclipe sangrento camera Nic é natural de Icoaraci | Tuyuka Lara

A letra raivosa e polêmica de “Remédio pra Racista é Bala” ganhou imagens igualmente potentes no videoclipe que será lançado na próxima quinta-feira (17).

Traduzindo versos como “rima de preto é carnificina”, a rapper Nic Dias, ao lado do cineasta paraense Vlad Cunha, desenhou uma resposta à altura do genocídio da juventude negra brasileira, um dos resultados da cultura do racismo no país.

A música chega nas plataformas de streaming à meia noite, enquanto o clipe estreia no canal da artista às 14h.

“Remédio pra Racista é Bala” anuncia o primeiro EP de Nic, “1.9.9.9.”, projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc Pará com produção executiva da Psica Produções.

Narrando a reconquista do poder do povo preto e a destituição do império branco, a letra da música evoca polêmica por contar a história de um assassinato como via para rebater o racismo institucional.

No clipe, a artista é a protagonista de um sequestro e da tortura de um personagem que representa a força opressora racista e facista presente hoje no Brasil.

“Eu acredito que não há como ter justiça sem equidade, sem ter uma reação pro racismo que as pessoas cometem. ‘Remédio pra Racista’ é justamente essa reação. Tudo que a gente faz gera um efeito e violência gera violência”, justifica Nic sobre a música, já conhecida pelo público que frequenta os shows. “As pessoas se identificaram muito com as coisas que eu falo nela e acho que precisava de alguém pra falar sobre isso”.

A violência sofrida pelo povo preto no Brasil é um dos temas centrais da obra de Nic Dias, poeta e rapper natural de Icoaraci, distrito suburbano da capital paraense.

Desde os 14 anos, Nic escreve poemas e crônicas sobre a realidade que vive ao lado de sua mãe, que sempre a acompanha nos palcos, e do que sofre na pele nas ruas.

Recentemente, a artista sobreviveu a um episódio de agressão que quase custou sua vida. Trauma que a mudou profundamente e que teve impacto em sua obra, seja pelo teor denunciativo ou pelo lado festivo de suas letras, que celebra a beleza e as conquistas do povo preto e periférico.

Para dar cor e ainda mais vida ao universo da letra de “Remédio pra Racista é Bala”, Nic teve parceria do jornalista, documentarista e cineasta paraense Valdimir Cunha, que já dirigiu filmes para Dona Onete, Felipe Cordeiro, Molho Negro, e assina co-direção no documentário Brega S/A. Vlad se inspirou no universo estético do grindhouse dos anos 70, marcado pela decadência urbana, o desencanto e a violência contada através de peças de baixo orçamento. Essa violência de gangues urbanas dos Estados Unidos no período da Guerra do Vietnã foi traduzida para o sentimento de revolta da população negra brasileira.

“O clipe é uma tradução do sentimento de tá no limite, que é isso que a letra da Nic fala muito. Até que ponto alguém aguenta e consegue viver com essa violência racista cotidianamente e intermitente? A gente começou a construir esse universo dessa gang, dessa galera que a Nic tem, que é muito diversa fisicamente, muito bonito, muito legal de ver, e que ao mesmo tempo tá ali com ela numa situação de dar o troco, numa fotografia muito claustrofóbica, que é de propósito”, detalha Vlad sobre o videoclipe.

O single e o videoclipe de “Remédio pra Racista é Bala” serão lançados na próxima quinta-feira, 17 de junho, em todas as plataformas de streaming de música e no canal do YouTube de Nic Dias, às 14h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias