plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DOL MUSIC

Silvan Galvão lança clipe em família no DOL Music

Músico e filhos apresentam “Som Chamegado” no ritmo do carimbó

Imagem ilustrativa da notícia Silvan Galvão lança clipe em família no DOL Music camera O artista Silvan Galvão e seus filhos apresentam a música “Som Chamegado” | Foto:Johan Sousa

Um ritmo tipicamente paraense, que teve origem no século 17, a partir das danças e costumes indígenas. O nome carimbó refere-se ao instrumento musical indígena curimbó – tambor artesanal utilizado em apresentações artísticas e religiosas –, que produz o som envolvente da cultura do Pará.

E é no ritmo do carimbó, que o artista Silvan Galvão e seus filhos apresentam a música “Som Chamegado”, lançada hoje em forma de videoclipe no DOL Music. A letra e a melodia da canção são de autoria de Silvan, em parceria com seu amigo Renato Rosas.

“A letra da música retrata o som festivo do carimbó, que é um estilo musical que não deixa ninguém parado e todo mundo interage. E o ritmo também é uma dança que tem troca de olhares, energia e alegria. Então é disso que a gente vem falando”, destaca Silvan, que faz questão de trazer para a canção um pouco do carimbó de sua região.

“Em especial a gente fala do carimbó da região do Tapajós, que é de onde nós somos, de Alter do Chão. E na letra a gente celebra tudo isso: a poesia e a alegria de dançar e estar em uma roda de carimbó”, diz.

O clipe de “Som Chamegado” traz um clima familiar, interpretado por Silvan Galvão e seus filhos Kaique, Paulo e Estefane Galvão. “O que a gente quer passar em família não é só a alegria do carimbó, não é só a dança, a festa. É também que a tradição das nossas raízes está sendo transmitida e tocada pelos meus filhos, mostrando que tudo isso se mantém vivo e que as novas gerações também se interessam pela nossa cultura”, explica Galvão.

O videoclipe foi gravado em casa, em clima familiar
📷 O videoclipe foi gravado em casa, em clima familiar |Foto:Johan Sousa

O videoclipe contemplado pela lei Andir Blanc foi gravado na Casa Muiraquitã, na vila de Alter do Chão, no município de Santarém, local onde a família passa esse período de pandemia. “Nós ficamos em isolamento social e aproveitamos para tocar juntos. Já tínhamos um entrosamento muito bom e fizemos disso algo bem natural. Minha filha propôs a gravação do clipe e veio a lei Aldir Blanc, que foi um incentivo para conseguirmos produzir o videoclipe”, conta o artista.

DOL Music: Nova plataforma para divulgar sua música

No videoclipe, Silvan Galvão está à frente do vocal e também toca banjo. Já o filho Kaique Galvão (13) toca curimbó, Paulo Galvão (17) maracas e coro, e a filha Estefane (19) atua no violão e no coro. O novo trabalho da família Galvão também contou com a participação de Jorginho no sopro, além de Adelina Borari, Samara Borari, Mayara Juliane, Dona Maria Kumaruara, Jorginho Borari, Gessicley Santos e Mestre Osmarino Kumaruara, todos responsáveis pela dança em ritmo de carimbó.

Histórico

Silvan Galvão, nascido em Santarém, é cantor, compositor, percussionista, banjoísta e mestre de carimbó. Ele já possui três discos gravados: “Tambores que Cantam“, “Segredos Amazônicos'' e "Silvan Galvão ao vivo em Alter do Chão", com versão em DVD, além do EP "Silvan Galvão e Carimbloco". Agora, lança o EP “Família Galvão” e em breve chega o novo álbum intitulado “Coração Batuqueiro”, que está sendo finalizado em estúdio.

O cantor já realizou shows e oficinas em todo o Brasil e muitos o chamam de “embaixador do carimbó” no Sudeste, pois foi lá que criou, em 2016, o Carimbloco, bloco de carnaval carioca que conta com mais de 100 integrantes.

Com a pandemia veio o isolamento em família em sua terra natal e que proporcionou a realização do antigo sonho de Silvan, de consolidar um trabalho com os filhos, o que acabou por unir o carimbó tradicional à influência da musicalidade jovem. “Esse trabalho tem um pouco da identidade de cada um. Eu respeito muito a visão dos meus filhos, o que eles pensam, o que querem fazer, como acham melhor. Temos que estar abertos a esses novos olhares”, avalia.

DOL Music

A nova plataforma do portal Diário On-line, o DOL Music, lança clipes inéditos de artistas paraenses duas vezes por mês, sempre às sextas-feiras, com o objetivo de estimular e divulgar a cultura paraense. No portal, o artista ou a banda tem acesso a todas as informações e regulamentos sobre como participar, e uma área específica para envio de videoclipe, videoselfie e release sobre seu novo trabalho, tudo de forma digital. Uma equipe de jornalistas é responsável por selecionar os clipes dos artistas e o DOL fará a divulgação na plataforma e também em outros canais do Grupo RBA.

Aperte o play e confira o clipe:

Silvan Galvão lança clipe em família no DOL Music
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias