plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
BOA MÚSICA

Ricardo Mazumar e Mara Lúcia fazem pocket show

Live intimista irá trazer informações sobre o lançamento do primeiro EP da dupla

Imagem ilustrativa da notícia Ricardo Mazumar e Mara Lúcia fazem pocket show camera Ricardo Mazumar e Mara Lúcia | Raiane Barros

O carimbó e a lambada não saem de cena na vida de Ricardo Mazumar e Mara Lúcia. É que os ritmos, além de embalar vivências e memórias de uma vida, acabaram, não por acaso, sendo instrumentos pra que o casal de amigos contassem suas próprias histórias, emprestando através de seus olhares e cantorias tinta para que a história dessa expressão cultural continuasse sendo escrita. Estamos falando das canções que estarão no novo EP do casal e que serão apresentadas essa noite em uma Live bem intimista.

"A música regional é um dos elementos que dão suporte nas minhas crônicas e também nas ideias melódicas das canções. Durante minha vida fui embalado por rítmos regionais que são fontes que continuo a beber, pois cada contato me trás outras possibilidades de leitura." conta o compositor.

Parceria

Ele compõe, ela canta. E a matéria-prima de Ricardo parece ter ecoado nas nas vivências e anseios da intérprete Mara. É o fruto desse 'repercutir' de um a outro que, sendo coletivo, é também extremamente pessoal e sendo pulsante no presente é sensivelmente ancestral que pode-se inferir das palavras de Mara sobre a parceria. "As composições de Ricardo Mazumar me fazem aterrissar nas minhas próprias raízes. Conhecer e ser influenciada por músicas de variados lugares é muito bom. Mas, poder adentrar no universo sonoro ao qual é meu por origem é inexplicável, ao ponto de mergulhar nas canções como que num oceano, totalmente entregue na arte da interpretação. A canção "Caboclo conquistador", por exemplo, é uma canção que fala de uma paixão inevitável e o que ambienta esse cenário são figuras de lingugem com astros e fenômenos naturais como "A luz da lua me deixa acesa", "Boca da noite sorriu", "Que furacão avassalador", Então, poder trabalhar com esse material sonoro tem me trazido muitas reflexões acerca da valorização da canção regional e das coisa da nossa terra como um todo."

#Caboclo

Este é o nome do EP, em fase de produção, cujo repertório será apresentado durante a live. Com linguagem coloquial com um texto que enuncia o cotidiano do caboclo nortista em meio à natureza, à dança e às conquistas amorosas.

O EP intitulado Caboclo abre espaço para o carimbó e a lambada numa pegada mais suave e envolvente que alcance o público como um convite à dança, no jeito paraense de ser. “Surgiu do encontro de 4 canções que dialogam entre si, construídas num ambiente de romance, ao embalo de ritmos regionais”, explica Mara. Ricardo lembra, ainda, que cada composição passa pelo crivo da vivência, demarcando um olhar endógeno da cultura que canta e da maneira despojada como ela emerge nas suas letras. “Meu processo de criação se dá por meio da observação do cotidiano do caboclo. Viagens realizadas pelos interiores do estado do Pará me inspiram fortemente”, comenta o compositor.

#Influências

Ricardo Alexandre Silva dos Santos, nascido em Belém no estado do Pará, vem de uma família musical, tendo no seu dia-a-dia, o privilégio de ser musicalizado ao som dos discos variados que seu pai apreciava, entre os quais Nelson Gonçalves, Dalva de Oliveira, Luiz Gonzaga, Pinduca, Verequete. Iniciou sua carreira aos 14 anos apresentando-se em bares e restaurantes. Mara Lúcia, também é belenense e teve sua musicalidade provocada na infância. Iniciou sua carreira na música aos 15 anos, embrenhada de ritmos e sotaques que despertaram o gosto por estilos musicais variados como merengue, carimbó, brega, baião.

#Serviço:

A live acontece hoje, 27/07/21 (terça-feira), a partir das 19:00hs, pelo canal oficial de Mara e Ricardo:

Via facebook: https://www.facebook.com/mara.ricardo.376

Com couvert artístico voluntário via pix para: 843.557.862-34

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias