O grupo Tambores de Louvação, que surgiu por meio das oficinas do Instituto Arraial do Pavulagem, lançará, nesta sexta-feira (25), o primeiro álbum, intitulado "Caminho Devoto". O trabalho foi inspirado nos sons das festividades de santo e coordenado pelo percussionista do Arraial do Pavulagem, Rafael Barros. O projeto estará disponível em todas as plataformas digitais de música.
Rafael Barros foi estreitando os laços entre cultura popular e religiosidade. “Na Amazônia tem muito disso. Você tem o Marabaixo, no Amapá; os Boi-Bumbás de Belém; o Marambiré, de Alenquer; e fui criando essas oficinas", comentou. "Na época eu também estava ministrando uma oficina, a pedido da Esperança, que trabalha com danças circulares, sobre as Cantigas do Divino Espírito Santo do Maranhão. Ela me trouxe um livro, escutei as músicas. E dessa associação com o que eu já tinha pesquisado sobre Santarém Novo, me veio em mente o nome ‘Tambores de Louvação’”, contou sobre o título do grupo.
Vem pro rolê: conquista público com pagode dos anos 90
Em 2017, ao chegar na temática do Boi-Bumbá, surgiu a proposta de montar um grupo, pois algumas pessoas tornaram-se participantes frequentes e o repertório havia crescido. José Maria Bezerra ficou responsável pelos arranjos. “A gente ensaiava no estúdio mesmo e gravava. Algumas pessoas do grupo nunca tiveram uma experiência como essa”, explica o percussionista.
Veja a passagem do furacão Pablo Vittar por Belém
O disco foi gravado no estúdio Apce, em 2021, um processo estendido pela pandemia, que exigia pausas e cuidados redobrados. Gravada bem antes, reunindo ainda outros participantes das oficinas “Tambores de Louvação”, a faixa “Rei Negro”, chegou a tocar na Rádio Cultura, tornando-se o primeiro single de “Caminho Devoto”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar