A estreia da novela Pantanal, na Globo, arrancou elogios de todo o país e um detalhe não passou despercebido aos paraenses: a canção "Onde estará você", do cantor Alipio Martins, nascido em Belém do Pará e um astro do bom e velho brega-raiz que a cidade produz. Pouca gente a sabia ou passou despercebida essa ligação da música tocada no cabaré do folhetim com a cultura paraense.
Mas, afinal de contas, quem foi Alípio Martins? Os seus sucessos? Sua vida dentro e fora dos palcos? O DOL te explica a partir de agora a história de um dos pioneiros do brega no Pará.
Nascido em Belém em 13 de junho de 1944, Alípio Martins fugiu de casa com apenas 15 anos de idade a bordo de um navio saindo da capital paraense com destino ao Rio de Janeiro (RJ). E viajou como como passageiro clandestino, mas foi foi descoberto por um cozinheiro da embarcação. Por sorte, o funcionário guardou segredo e deu guarida ao paraense durante 30 dias de viagem.
Com a desconfiança da família, Alípio gravou o seu primeiro disco 1973, aos 29 anos e, no álbum seguinte, “O Rei do Carimbó Volume 2”, gravou seu primeiro sucesso: "Piranha" ("é um peixe voraz"!), que acabou parando na primeira temporada do programa Os Trapalhões, grande sucesso também da Globo, na época.
Apesar de enfrentar as rádios que não queriam tocar suas músicas, o artista gravou vários sucessos como “Garota”, “Vem me Amar”, “Pra mim você morreu” e “Quero gozar”, além da canção “Onde estará você”, tocada na trama das nove na TV Globo.
Alípio Martins chegou a morar nos EUA por cinco anos e emplacou vários hits. Foi um dos percursores da música paraense ao lado de Aldo Sena, Beto Barbosa e outros. Teve vários amigos e parceiros nas suas composições como Chico Roque, Jesus Couto e José Orlando.
Toda sua obra foi coroada com prêmios como Disco de Ouro, Disco de Platina, Platina Duplo. O seu trabalho como cantor e compositor rendeu quase cinco milhões de unidades vendidas, um marco para um artista do Norte do Brasil.
O artista paraense faleceu aos 52 anos de idade, em 24 de março de 1995, em decorrência de um câncer no estômago, porém deixa uma obra rica na história do brega paraense e que ganhou uma das grandes novelas da tv brasileira.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar