O carimbó, também chamado de pau e corda, é um ritmo tipicamente paraense, que envolve dança e música. Esse gênero musical está presente nos principais eventos da região norte, principalmente na capital paraense, pois as bandas locais fazem questão de transmitir esse estilo para o público e manter viva essa tradição. A Banda Carimbolando, é uma delas.
Neste domingo (25), a banda levará toda a animação e alegria do ritmo carimbó, em show especial na Praça da República, em Belém. A apresentação faz parte das programações da I Bienal de Artes de Belém, que começará a partir das 10h e será aberta ao público.
A I Bienal das Artes de Belém, que tem como tema “Afirmação de Direitos”, é promovido pela Prefeitura de Belém e a Fundação Cultural de Belém (Fumbel). A iniciativa tem o objetivo de valorizar a cultura paraense, levando música, arte, dança, teatro, oficinas, shows e várias apresentações artísticas para oito distritos de Belém.
Para o compositor, produtor musical e vocalista da banda, Jhow Costa, o momento será uma grande oportunidade para mostrar o trabalho do grupo.
“Nós já estamos há cinco anos na estrada, então receber um convite como esse, para participar da primeira edição de um evento de arte da cidade, é gratificante. É uma forma de mostrar o nosso trabalho para o público, em um lugar de grande visitação como a praça da República”, destaca.
A banda Carimbolando é composta pelo vocalista Jhow Costa, baterista Márcio Jardim, guitarrista Willian Jardim, baixista Wesley Jardim, tecladista Herivelton Santos, saxofonista Marcos Vinícius e percussionista Heraldo Santos, além de contar com a produção de Paulo Henrique e os dançarinos Dicco Santos, Gabriel Nunes, Taynara Garcia e Andreza Ramos.
O grupo promete animar os visitantes da praça e colocar todo mundo para dançar os ritmos do Pará. “Nós estamos preparando um repertório cheio de músicas regionais, dançantes e animadas. Eu aposto que o público vai dançar e curtir bastante”, declarou.
Histórico
Em 2018, por meio do cantor, compositor e produtor musical Jhow Costa, surgia a Banda Carombolando. O projeto iniciou com o objetivo de valorizar e divulgar os ritmos paraenses, sobretudo o carimbó, mas de uma forma diferente e inovadora.
Desde então, a missão da banda sempre foi apostar na nova geração de músicos do estado do Pará e apresentar uma nova roupagem artística, que busca transitar entre os instrumentos de pau e corda, trazendo uma vertente estilizada, mas sem perder a essência e o ritmo dançante do estilo paraense de ser.
O grupo tem como prioridade, fortalecer o cenário da música regional do estado usando vários artifícios: tocando músicas autorais e de outros artistas e mestres paraenses, como dona Onete, Pinduca, mestre Verequete, entre outros. E, com isso, conseguir atrair o público, por meio do carimbó pop modernizado.
Lei torna as aparelhagens patrimônio cultural do Pará
Ao longo desses cinco anos de trajetória, a banda produziu o primeiro single intitulado de “Roda a Saia”, de autoria de Jhow Costa. A música ganhou uma versão em videoclipe e contou com a participação da cantora Valéria Paiva da banda Fruto Sensual. Além disso, o grupo participou de programações importantes da capital paraense como: show em comemoração ao aniversário de Belém nos anos de 2018 e 2020; Miss Pará Be Emotion em 2018; Réveillon das Águas do município de Salinópoles em 2019; Arraial de Nazaré 2021; Iron Man MMA Edição 24 em 2022, e eventos organizados pela Secult e Fumbel como o “Preamar Junino” e “Arraaial da Nossa Gente” em 2022.
O grupo já foi contemplada em vários editais, tanto estadual quanto municipal, sendo um dos projetos em comemoração ao aniversário de três anos que foi feito de forma virtual, e está disponível no youtube e facebook.
Serviço:
SHOW I BIENAL DAS ARTES DE BELÉM
Data: 25/09
Horário: 10h
Local: Anfiteatro da Praça da República – Bairro Campina
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar