plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MANDINGA

Primeiro disco de Raidol chega às plataformas em novembro

Natura Musical apresenta "Mandinga", primeiro álbum do paraense Raidol.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Primeiro disco de Raidol chega às plataformas em novembro camera Duda Santana

Com a chegada do signo de escorpião ao sol e na segunda lua cheia do mês, Raidol lança seu primeiro disco autoral no dia 09 de novembro intitulado MANDINGA (Natura Musical). Segundo o artista, “é uma encantaria amazônica, preparada para enfeitiçar o Brasil com muitas músicas de amor, trazendo a junção do antigo com o contemporâneo, sendo um marco para música pop amazônica”.

Ao longo do disco, Raidol prepara misturas diversificadas, sem perder a essência nortista que tanto preza. Ritmos como pisadinha, house, eletrocumbia, carimbó, surf music e guitarrada costuram as narrativas apresentadas pelo artista. A produção musical do disco foi feita por Marcel Barretto, dono do Studio Budokaos e teve co-produção de Will Love e masterização e mixagem pela Florencia Saravia-Akamine, além da colaboração de outros artistas como Kikito e Marcio Jardim.

Reafirmando suas lutas de desenvolvimento cultural nortista, a equipe é majoritariamente formada por mulheres, lgbtqia+ e amazônidas, além dos feats - que foram escolhidos de maneira fora do eixo, objetivando a interação entre artistas da região. Sendo assim, o disco também conta com a participação de 7 artistas autorais, espalhados entre Belém e Santarém, no Pará, Manaus e Amazonas.

A direção de arte foi assinada por Vinny Araújo. Já a beleza por Maluzi, o figurino idealizado e confeccionado pela marca BaBildri (Bruno Sacramento e Luiz Cordeiro) e as fotos foram feitas por Duda Santana. O conceito, pensado para estética do projeto, segundo o diretor de arte é “a construção da imagem foi pensada de forma quase que mística, e não poderia ser diferente visto que Mandinga fala da vivência do Raidol enquanto umbandista e amazônida. Morar na Amazônia é estar imerso num universo de lendas, magia e encantaria. E isso atravessa o religioso, é cultural! Lidamos com mandingas, com ervas pra cura, ensinamentos repassados por gerações. Dito isto, a imagem é uma Ode à Exu, orixá da comunicação e protetor de Raidol nos palcos e em sua carreira! Exú abre os caminhos e sendo este o primeiro álbum dele, nada mais justo. A cenografia é inspirada em teatros e tem um ar meio medieval, meio místico. A direção de arte e figurino foram bem alinhados desde o início da criação, tanto que o tecido escolhido foi utilizado tanto no cenário quanto pro figurino. Um veludo molhado vermelho, lembrando o cravo, flor do Orixá”.

Primeiro disco de Raidol chega às plataformas em novembro
📷 |Duda Santana

Após meses de preparação, a MANDINGA de Raidol chega a sua conclusão e será distribuída para todo o Brasil através da ONErpm e contará com visualizers de todas as faixas.

“Fazer um disco autoral, no norte do país, é produção de guerrilha. Fazer um trabalho inteiro, pensando detalhadamente nos conceitos, nas nuances, com uma equipe que acredita no nosso potencial juntes e acredita que o norte é o caminho para um novo manifesto artístico e cultural no País, é um privilégio e pude tê-lo graças ao Edital Natura Musical, através da Lei Semear. Mais estados do norte precisam desse incentivo e tento ser um catalisador para essa descentralização”, conclui Raidol.

O NORTE É AGORA!

Por Raidol

“Resolvi criar 7 playlists após uma pesquisa antropológica pessoal, onde pude mapear artistas de toda a região norte brasileira, com a ajuda de pessoas incríveis de cada região (todos também artistas). O norte ainda é esquecido mas explorado pelo restante do país. Nós não interagimos, nós não nos escutamos e potencializamos nossas barreiras geográficas.

Após essa pesquisa eu entendi a potência cultural que existe dentro do norte e pude concluir que a cultura é o caminho para melhores condições econômicas e sociais. Precisa ter investimentos dentro dessa área, gerar empregos e fomentar que mais pessoas continuem fazendo arte com o recursos e dignidade.

“O norte é agora” é um projeto de retomada, retomada de um eixo que carece de atenção e carece de desenvolvimento. Buscamos nossas respostas dentro da nossa região e através da arte, tento unir nossos estados.”

Curadorias das playlists por:

- Pará: Raidol

- Amazonas: Raidol e Luli Braga

- Amapá: Raidol e Jhimmy Feiches

- Roraima: Raidol e Peter is shy

- Rondônia: Raidol e Gabriê

- Tocantins: Raidol e Samuel (banda Sopru)

- Acre: Raidol e Duda modesto

Natura Musical

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos - entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento à cenas e impacto social positivo.

Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas, conferências, residências e podcasts. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Música

    Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

    Últimas Notícias