plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Projeto “Brasil de Tuhu” usa obra de Villa-Lobos para disseminar ensino musical

Heitor Villa-Lobos foi um compositor brasileiro que, ainda quando a música erudita era permeada por regras quase inquebráveis, ousou pesquisar as sonoridades do folclore e da música popular brasileira. No início do século 20, ainda eram poucos aqueles que

twitter Google News

Heitor Villa-Lobos foi um compositor brasileiro que, ainda quando a música erudita era permeada por regras quase inquebráveis, ousou pesquisar as sonoridades do folclore e da música popular brasileira. No início do século 20, ainda eram poucos aqueles que se arriscavam a realizar tal façanha, dada a postura típica da música acadêmica, de orientação tradicional europeia. Mas exatamente por conta dessa iniciativa, tem seu nome marcado na história das artes como um dos mais importantes compositores brasileiros. Para divulgar a produção e também o pensamento de Villa-Lobos, Belém recebe a partir de hoje os concertos didáticos do projeto “Tuhu”, destinado aos professores e alunos da rede municipal de ensino.

Tuhu era como o próprio Villa-Lobos era chamado na infância e batiza o projeto para simbolizar a maneira lúdica e leve como as dinâmicas são feitas, com o objetivo de incentivar a educação por meio da música por todo o Brasil. Promovido pela Baluarte produtora, os concertos são conduzidos pelo Quarteto Radamés Gnattali e pela atriz Verônica Bonfim, com direção cênica do compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala (responsável, entre outras, pelas trilhas sonoras das minisséries “Hoje é Dia de Maria”, “Capitu” e “Sítio do Picapau Amarelo”). Os concertos possuem roteiro dinâmico e interativo, que por meio da própria obra do compositor apresenta a sua trajetória de vida e as suas composições mais relevantes. Além disso, o projeto realizará ainda, no final do mês, vivências para educadores de arte, sejam professores, pais, ou qualquer pessoa interessada em ser um difusor da arte por meio da musicalização.

“A gente vai para as escolas, independente de estrutura, seja numa quadra, num pátio, num auditório. O objetivo é falarmos de forma didática sobre a importância do Villa-Lobos para a música brasileira, e com a participação dos alunos falamos sobre os elementos da música, o ritmo, a melodia e a harmonia. Isso durante o próprio concerto, que dura cerca de 45 minutos. A gente também faz a entrega de um kit para a escola, que tem como objetivo amplificar a passagem do concerto pelo local, deixando um conteúdo para incentivar a musicalização, que não necessariamente seja executado por um professor de música, mas de arte e outras áreas”, diz Mari Rodrigues, coordenadora do projeto.

Materiais pedagógicos ficam disponíveis para serem utilizados como continuidade do projeto nas escolas após a passagem dos concertos didáticos. (Foto: Divulgação)

Projeto não se resume aos concertos

O projeto “Brasil de Tuhu”, que surgiu apenas com os concertos didáticos, foi se expandido ao longo dos anos e hoje é uma verdadeira plataforma de disseminação de conteúdos e propostas de ensino da obra de Villa-Lobos. Além da apresentação musical, é possível acessar o site e encontrar disponibilizado gratuitamente videoaulas, programas de rádio, revistas e podcasts sobre a música do compositor brasileiro e seu legado na arte, além de um disco com participação de Zeca Pagodinho e Elba Ramalho, por exemplo, que regravaram obras do compositor.

O roteiro do concerto está sendo apresentado a partir de uma nova proposta, para aproximar ainda mais os pequenos da sonoridade de Villa-Lobos, por isso a ideia de ter, além do grupo musical, uma atriz para dialogar com o público alvo do projeto. A equipe também deixa, após a passagem, um caderno de sugestões pedagógicas sobre como usar a história de Villa-Lobos para iniciar a educação musical.

Circulação nacional

A circulação nacional desde ano iniciou em agosto e já realizou 52 concertos em 28 escolas, passando por Ipojuca (PE), Rio Grande (RS), Salvador (BA) e Santos, Santo André e Guarujá (SP). Agora em setembro as atividades acontecem em Belém e em outubro nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói (RJ).

As vivências musicais são abertas à participação de educadores e a dinâmica utiliza objetos do dia a dia como baldes, panelas, cumbucas e colheres de pau, que se transformam em instrumentos musicais. O objetivo é estimular a expressão e o conhecimento da música como prática coletiva. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do programa (www.brasildetuhu.com.br). As turmas têm 50 vagas, com participação continuada – ou seja, os inscritos devem confirmar presença em todos os dias de atividades previstas em cada município.

Concertos didáticos em Belém

- Hoje, às 10h e 14h - Escola Municipal Professor Helder Fialho (Rua das Orquideas, s/ nº - Brasilia – Outeiro)
- Dia 12, às 10h e 16h - Escola Municipal Ciro Pimenta (Rua Paulo Freire - Parque Guajará)
- Dia 13, às 10h e 14h - Escola Municipal Maroja Neto (Rua São Francisco - São Francisco – Mosqueiro)
- Dia 14, às 10h e 13h30 – Escola Municipal Parque Amazônia (Rua Vinte e Sete de Setembro, s/nº - Parque Amazônia - Terra Firme)

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Música

    Leia mais notícias de Música. Clique aqui!