plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Maestro português Cesário Costa rege OSTP em noite especial pelos 150 anos do Grêmio

Cesário Costa tem se destacado como um dos maestros mais ativos de sua geração em Portugal (Foto: Divulgação) O maestro português Cesário Costa entende a função de regente como a de quem busca alinhar ideias e técnicas para fazer um trabalho conjunto ent

twitter Google News

Cesário Costa tem se destacado como um dos maestros mais ativos de sua geração em Portugal (Foto: Divulgação)

O maestro português Cesário Costa entende a função de regente como a de quem busca alinhar ideias e técnicas para fazer um trabalho conjunto entre quem coordena o som e aqueles que estão à sua frente. Distante da ideia do líder que imprime sua marca musical por meio de dezenas de instrumentistas, ele acredita que a maneira como cada membro de orquestra costuma tocar é parte também da sua demanda. Essa busca pelo diálogo e por abrir possibilidades de interpretação pode ser vista nos programas que ele tem regido, com o objetivo de aproximar compositores de outros países com os de Portugal.

Hoje, Belém recebe o maestro para uma noite de celebração, no concerto “Grêmio 150 Anos – Cada Vez Mais Luso-Paraense”, com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. No programa, constam as obras “Te Deum: Abertura para Duas Orquestras”, de Sousa Carvalho (1745-1798); “Nocturno”, de António Fragoso (1897-1918); “Variações Sobre um Tema Alentejano”, de Braga Santos (1924-1988); “Suíte Alentejana nº 1: Fandango”, de Luís de Freitas Branco (1890-1955), regidas por Cesário; além da abertura da ópera “Guarani”, de Carlos Gomes (1836-1896); “O Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos (1887-1959), “Uirapuru”, de Waldemar Henrique (1905-1995), e “Batuque”, de Oscar Lorenzo Fernández (1897-1948), que terão à frente o maestro titular da OSTP, Miguel Campos Neto.

“O conhecimento da música orquestral portuguesa no Brasil não é feita de uma forma sistemática. E o fato de falarmos a mesma língua e sermos países irmãos é interessante para nos conhecermos. Essa apresentação tem um formato que acho interessante e o objetivo é mostrar esses laços. Escolhi um compositor português clássico, Sousa Carvalho, do século 18, que tem influência italiana, e uma obra diferente da habitual, com duas orquestras que dialogam entre si”, diz o maestro.
Cesário Costa destacou ainda o compositor Luís Branco, que foi professor de outros compositores que tiveram importância na história da música em Portugal, Braga Santos e António Fragoso. “Este morreu aos 21 anos e teve uma obra que tem influência do fandango, uma dança tradicional. Em ‘Nocturno’, ele mostra a influência da música francesa. E Braga Santos é um grande compositor que fez variações sobre o tema alentejano, a partir da música popular”, explica.

A Orquestra do Theatro da Paz toca peças de compositores portugueses e paraenses esta noite (Foto: Elza Lima/Secult/Divulgação)

SUCESSO

Cesário Costa tem se destacado como um dos mais ativos maestros portugueses da sua geração: foi vencedor do 3º Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra, em 1997, e desde então foi convidado para dirigir inúmeras formações nacionais e estrangeiras. Seu repertório estende-se do Barroco ao contemporâneo, incluindo mais de 130 obras em estreia absoluta. Além de direção de orquestra, tem exercido funções de docência e de programação musical em várias instituições, como a presidência da Metropolitana, instituição que gere a Orquestra Metropolitana de Lisboa (da qual foi também diretor artístico). Foi diretor artístico e maestro titular da Orquestra do Algarve e da Orquestra Clássica do Sul e atualmente é diretor artístico do In Spiritum – Festival de Música do Porto, onde reside.

TROCA CULTURAL

O presidente do Grêmio Literário Português, Alírio Gonçalves, considera a iniciativa uma importante parte das celebrações dos 150 anos da instituição. “Para nós é um orgulho ter um maestro português conceituado aqui em Belém conosco, neste ano de atividades comemorativas. O Grêmio sempre trabalhou e existiu para unir portugueses e paraenses, isso faz a nossa história desde quando começamos na capital paraense. Hoje temos nove mil sócios e 90% são brasileiros. Olhamos sempre para o lado cultural, esportivo e social”, diz o presidente.

Confira

Concerto “Grêmio 150 Anos – Cada Vez Mais Luso-Paraense”
Quando: Hoje, às 20h
Onde: Theatro da Paz (Praça da República)
Quanto: R$ 20, à venda na bilheteria do teatro
Informações: (91) 4009-8758

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Música

    Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

    Últimas Notícias