plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
PEDALAR É PRECISO

Bicicleta: transporte sustentável precisa de mais espaço

O uso da bicicleta no cotidiano do trabalhador gera saúde para a população e para o meio ambiente, que agradece a redução de emissão de gases poluentes

Imagem ilustrativa da notícia Bicicleta: transporte sustentável precisa de mais espaço camera Mesmo a bicicleta sendo um meio de transporte não poluente e o principal meio de locomoção de muitos cidadãos, a extensão de ciclofaixa ainda é considerada insuficiente nas cidades. | Wagner Santana/Diário do Pará

“Hoje eu falo que se eu ganhasse um carro eu venderia e compraria boas bicicletas para a minha família inteira, porque é uma opção saudável, sustentável”. Esta fala que pode soar estranha para alguns é o relato verdadeiro de Ruth Costa, ciclista que pedala há mais de 25 anos em Belém e que levanta a bandeira do uso da bicicleta como o meio de transporte do futuro.

Moradora do bairro Águas Lindas, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, ela já trabalhou como empregada doméstica no centro da capital paraense e perdia cerca de 4 horas do dia dentro de um transporte público, apenas para fazer o deslocamento. Hoje, ela afirma que vive uma nova vida utilizando a bicicleta como principal meio de transporte.

“A gente precisa fortalecer e fazer todas as pessoas que moram na periferia entenderem que não, isso aqui (bicicleta) não é falta de opção. Isso aqui é a solução", acredita a ciclista.

Diretora e presidenta da União de Ciclistas do Brasil, Ruth integra diversos coletivos, como o Pará Ciclo e o projeto Pedala Mana, que incentiva mulheres a usarem a bicicleta como instrumento de empoderamento na sociedade. Estes grupos discutem políticas voltadas para a integração da bike na vida das pessoas e lutam parar trazer mais conscientização sobre as reais necessidades dos ciclistas.

Ruth acredita na bicicleta como movimento de transformação da sociedade.
📷 Ruth acredita na bicicleta como movimento de transformação da sociedade. |Wagner Santana/Diário do Pará

“A maior dificuldade é que o poder público precisa entender que o ciclista é parte do trânsito e que uma grande parre da população, principalmente a periférica, utiliza a bicicleta como meio de transporte. Quando isso for levado em consideração e essa infraestrutura cicloviária começar a ser feita na periferia, a gente vai ter mudanças significativas”, afirma a ativista.

Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), a capital do Pará conta com 139,58 km de ciclofaixa, ciclovia e ciclorrota. Apesar desta extensão estar entre as maiores do país, ainda é considerada insuficiente por muitos ciclistas, que encontram problemas para encaixar as bicicletas em um trânsito cada vez mais competitivo por espaços.

“As cidades priorizam o carro. As prefeituras estruturam a cidade primeiro para o carro e depois pensa no ciclista. Quando essa lógica for invertida, quando a lógica de que o maior protege o menor, e que o menor é prioridade no trânsito, a gente vai começar a mudar”, expõe Ruth Costa.

A crítica de Ruth reflete o grande número de acidentes de trânsito que vitimam os usuários de bicicletas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2021, 1381 ciclistas perderam a vida no trânsito do Brasil. Segundo Ruth, esta realidade só irá mudar com a criação de uma nova conscientização dos condutores de veículos.

“Uma nova estruturação que beneficie o ciclista não vem apenas com ciclovias e ciclofaixas, mas com uma nova mentalidade das pessoas no trânsito, principalmente os condutores de veículos. A gente também precisava pensar em redução de velocidade, precisa pensar em compartilhamento das vias, porque o ciclista também tem direito a rua”, alerta Ruth.

MEIO DE TRANSPORTE

Apesar dos problemas estruturais que envolvem o uso da bicicleta no cotidiano do paraense, o veículo de duas rodas ainda é o principal meio de transporte de muitos trabalhadores. É o caso de Carla Pinheiro e José Augusto, que são casados há 23 anos e têm a bicicleta como um elo no relacionamento.

Diariamente, José Augusto leva a esposa em uma bicicleta até uma parada de ônibus na rua dos Mundurucus, em Belém. No local ela precisa pegar um coletivo para ir até o trabalho, que fica na avenida Almirante Barroso, uma da principais da capital paraense. Essa rotina é necessária para viabilizar o transporte de Carla e a própria economia do casal.

Augusto leva a esposa todos os dias até a parada de ônibus
📷 Augusto leva a esposa todos os dias até a parada de ônibus |Wagner Santana/Diário do Pará

“Há uns seis meses a moto dele foi roubada. Antes nós tínhamos a moto e ele me levava pro trabalho. Só que depois que ele perdeu a moto, ele passou a me trazer na parada de ônibus. Se não fosse o transporte de bicicleta eu teria que pagar quatro ônibus, dois para ir e dois para voltar”, explica Carla.

A Lei Federal N° 7619, tornou obrigatório o benefício do Vale Transporte para trabalhadores que precisam se deslocar de casa para o trabalho, não importando a distância percorrida e sem limite mínimo ou máximo para o seu valor.

José Augusto não utiliza a bicicleta apenas para o transporte da esposa. Atravessando diversos bairros de Belém sobre duas rodas, o eletricista autônomo também atende diversos serviços solicitados, os quais seriam facilitados se houvesse bicicletários na cidade, uma vez que ele é obrigado a guardar a bike em locais inadequados e de forma improvisada.

“Temos uma amiga que recentemente que perdeu a bicicleta por conta disso, porque ela deixou num local sem segurança. Inadequado, por mais que ela prendeu, mas arrombou o cadeado, porque não era suficiente, não era seguro o local que ela deixou”, relata Carla preocupada com o marido.

Apesar das dificuldades enfrentadas no trânsito, José Augusto defende o uso da bicicleta como um meio de transporte que deveria ser mais utilizado e respeitado em Belém. “Se as pessoas pudessem deixar o carro um pouco de lado. A moto eu não faço mais questão. Pra mim é legal isso aqui, a bicicleta. É cansativo? É, porque tem lugares que é um pouco distante e isso acaba cansando um pouco, né? Mas faz bem pra saúde, então está tudo bem”, diz ele com um sorriso no rosto enquanto aguarda a esposa entrar no transporte coletivo.

O bom humor de José Augusto pode ser explicado pelo uso contínuo da bicicleta. É o que corrobora um estudo publicado na revista científica Enviromental Health. Segundo pesquisadores do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), pedalar auxilia na perda de gordura, fortalecimento dos músculos e melhora a saúde mental dos ciclistas.

Mas além dos benefícios para a saúde do corpo e da mente, a bicicleta também exerce forte influência na vida financeira de muitos trabalhadores em Belém, principalmente nos profissionais da construção civil.

Em uma rápida passagem pela cidade é possível enxergar dezenas de bicicletas estacionadas de forma inadequada, principalmente nas proximidades dos canteiros de obras. Na avenida Roberto Camelier, no bairro do Jurunas, a grade de proteção de árvores acaba sendo utilizada como um bicicletário improvisado pelos trabalhadores.

Trabalhadores improvisam bicicletário em Belém
📷 Trabalhadores improvisam bicicletário em Belém |Wagner Santana
Até árvores servem como "estacionamento" para guardar as bikes de trabalhadores.
📷 Até árvores servem como "estacionamento" para guardar as bikes de trabalhadores. |Wagner Santana/Diário do Pará

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Ailson Cunha, os trabalhadores encontram na bike a única forma de manter o emprego e economizar parte da renda, que seria gasta com transporte coletivo.

“Nós sabemos que hoje a dificuldade que o nosso trabalhador da construção civil tem é de se locomover para o trabalho, a nossa convenção é muito clara, que as empresas são obrigadas a fornecer o vale transporte, para os trabalhadores chegaram de casa para o local de trabalho. Mas nós sabemos que muitos trabalhadores usam o meio de transporte da bicicleta para aumentar a sua renda”, explica o líder sindical.

Para o sindicalista, é necessário que o poder público dê mais atenção para quem usa a bicicleta diariamente pelas ruas de Belém, com políticas públicas que garantam mais segurança no trajeto de ir e vir do local de trabalho.

“Precisava algo para garantir a vida desses trabalhadores quando eles saem para trabalhar, porque hoje os trabalhadores precisam da sua bicicleta. Mais ciclovias, ciclofaixas, bicicletários, tudo que seria garantido para o trabalhador ter a segurança de chegar no local de trabalho e voltar para casa, porque todo dia quase a gente vê acidentes com vítimas fatais, e muitos são trabalhadores da construção civil”, diz Ailson.

Bicicleta como instrumento para salvar o planeta

A busca por soluções sustentáveis que impeçam a degradação do meio ambiente tem sido uma das pautas políticas internacionais mais importantes atualmente. Países do mundo todo estudam e fazem pesquisas para propor um consumo e um modo de vida humano que coexista com a natureza, de forma que os recursos naturais não sejam extintos em função da exploração do homem.

As mudanças climáticas bruscas que causam impactos severos em todo o planeta colocaram ainda mais urgência na criação de políticas públicas que combatam o aquecimento global. De acordo com um relatório do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da União Europeia, a temperatura média diária do planeta atingiu níveis nunca vistos em 2023, sendo o mês de junho o mais quente já registrado por uma margem substancial.

A preocupação com o planeta acelera a busca por ações efetivas que diminuam a temperatura do planeta, e neste sentido, a bicicleta pode ser uma grande aliada do meio ambiente, já que é um meio de transporte totalmente limpo, que não gera nenhum tipo de emissões danosas à atmosfera.

Um estudo realizado pelo chamado Laboratório de Mobilidade Sustentável, da UFRJ), em parceria com a Aliança Bike, concluiu que cada um dos mais de 8 mil brasileiros que usam a bicicleta no lugar do carro como meio de transporte deixam de emitir 4,4 kg de CO2 por ano.

A luta para salvar o planeta é mais um fator que faz Ruth Costa ser uma ativista pelo uso da bicicleta. Em sua casa, uma área de 120 metros quadrados cercada de diversas plantas e árvores, ela conta que os grupos de ciclistas trabalham fortemente a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

“A gente sabe que o carro é um dos maiores emissores de gases poluentes do planeta, por isso a importância de políticas públicas que incentivem os modais ativos, modais que não poluem o meio ambiente. Tem gente que está ali pedalando e não sabe o quanto o pedalar dele é importante para o meio ambiente. É preciso trabalhar uma mobilidade mais sustentável, uma mobilidade mais democrática e quando a gente fala em cidades mais democráticas, a gente fala de ruas arborizadas, onde as pessoas conseguem pedalar mais, caminhar mais e isso tem um impacto significativo no meio ambiente”, explica..

Bicicletas elétricas: tecnologia em expansão requer atenção e cuidados

A tecnologia pode se tornar uma grande aliada para uma maior democratização e integração de pessoas aos diferentes veículos de transporte. O trânsito caótico dos centros urbanos obriga as pessoas a procurarem meios de transporte mais alternativos, em relação aos carros e motocicletas. Neste cenário, cresce a procura pelas chamadas bicicletas elétricas, um veículo que oferece mais conforto e amplia os limites físicos dos ciclistas.

Um levantamento feito Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) mostra que em 2022 mais de 44 mil e-bikes foram produzidas e importadas no Brasil, o que refletiu em um faturamento de R$ 304,9 milhões e um crescimento de 5,4% em relação a 2021.

Em Belém, a procura por veículos deste tipo também vem crescendo, sobretudo em lojas especializadas na venda dos meios de transporte sobre duas rodas, que oferecem e-bikes de entrada por um preço médio de R$ 30 mil.

Belina Soares se apaixonou pela prática do ciclismo graças à bicicleta elétrica. Aos 62 anos, ela conta que nunca se interessou muito por esportes, mas hoje, não perde a oportunidade de pedalar nas diversas trilhas em várias regiões no interior do Pará, como nos municípios de Santa Izabel, Benevides e Acará.

Belina se apaixonou pelas bicicletas elétricas
📷 Belina se apaixonou pelas bicicletas elétricas |Celso Rodrigues/Diário do Pará

“Eu entrei no ciclismo por uma questão de saúde e já emagreci cinco quilos. A bicicleta e-bike é a ideal pra mim, porque você faz, se diverte e não precisa dar muito de si, porque ela nos ajuda”, explica a autônoma.

Com o objetivo de dar mais visibilidade e acessibilidade à utilização de veículos mais sustentáveis, a Equatorial Energia lançou em Belém o Posto Elétrico para carregamento de veículos. Localizada no Porto Futuro, a estrutura oferece o carregamento de veículos elétricos e bicicletas elétricas gratuitamente para os visitantes do espaço.

Qualquer pessoa pode ter acesso às bikes elétricas, precisando apenas realizar o download de um aplicativo para cadastro. Ele funciona de forma bem intuitiva e prática, disponibilizando um QR Code para ser escaneado na bicicleta, que em seguida é liberada para o uso dentro do parque Porto Futuro.

Bicicletas elétricas disponíveis no Porto Futuro.
📷 Bicicletas elétricas disponíveis no Porto Futuro. |Celso Rodrigues/Diário do Pará

Em ano de atividade, mais de 3 mil usuários se cadastraram no aplicativo “E+ Mobilidade Elétrica”. Segundo dados da Equatorial, a média diária de compartilhamento dos equipamentos é de 25 vezes ao dia e o tempo médio de utilização é de 56 minutos.

Para o engenheiro de eficiência energética da Equatorial Energia, Willian Melo, os números mostram que a população paraense vem se interessando cada vez mais pela temática da sustentabilidade.

“A ideia do Eletroposto é beneficiar os clientes que, assim como nós, tem essa pegada sustentável. A pessoa pode retirar a bicicleta, usufruir desse benefício e aí, de repente, gostar e futuramente adquirir um bem sustentável como esse”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Especiais

Leia mais notícias de Especiais. Clique aqui!

Últimas Notícias