As Olimpíadas de Paris 2024 marcam 100 anos desde a última vez que a capital francesa sediou os Jogos, desde então, muita coisa mudou. Das competições artísticas às corridas de velocidade que lançaram a lenda do filme "Carruagens de Fogo", a competição de 1924 teve muitas estreias e momentos marcantes.
Pela primeira vez na história, o Time Brasil terá mais mulheres do que homens em sua delegação para os Jogos Olímpicos em Paris. Serão 277 atletas brasileiros competindo em 39 modalidades, sendo 153 mulheres, o que representa 55% do total.
A presença feminina em Paris é vista como um reflexo positivo do crescimento do esporte feminino no Brasil, especialmente após os Jogos Olímpicos do Rio. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem investido no desenvolvimento das atletas, treinadoras e gestoras, visando aumentar a participação e o desempenho das mulheres no esporte.
A expectativa é de que as mulheres conquistem mais pódios do que os homens, seguindo o exemplo do Pan de Santiago em 2023. Esta será a primeira edição das Olimpíadas com igualdade de gênero, com o mesmo número de atletas homens e mulheres representando o Brasil.
Quer ler mais notícias de Esporte? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
O diretor-geral do COB e Chefe da Missão Paris 2024, Rogério Sampaio, destaca a possibilidade real de mais medalhas femininas do que masculinas nesta edição dos Jogos Olímpicos, devido ao histórico de grandes desempenhos das atletas brasileiras.
Existe uma chance real de termos mais medalhistas mulheres do que homens pela primeira vez em Jogos Olímpicos. Temos mais mulheres na delegação e temos muitas delas com histórico recente de grandes desempenhos em nível internacional
Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e Chefe da Missão Paris 2024,A classificação das equipes femininas de futebol, vôlei, handebol e rúgbi foi fundamental para o crescimento da presença feminina na delegação, enquanto os homens garantiram vaga apenas no vôlei e basquete nos esportes coletivos. Apesar da menor delegação em comparação com os Jogos de Tóquio, a representação feminina é maior e mais forte do que nunca.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar