plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
HISTÓRIA

Você sabia? Paysandu já bateu o Flamengo e foi campeão carioca

Com o título conquistado na última quarta-feira (15), o Flamengo alcançou seu 36º troféu do Campeonato Carioca. Atrás do Mengão estão o Fluminense, com 31 títulos; Vasco (24); Botafogo (21); América (7); Bangu (2) e São Cristóvão (1).Ao lado do São Cristó

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Você sabia? Paysandu já bateu o Flamengo e foi campeão carioca camera Repleta de ingleses, a equipe bicolor é considerada até hoje uma das pioneiras no país. | Reprodução

Com o título conquistado na última quarta-feira (15), o Flamengo alcançou seu 36º troféu do Campeonato Carioca. Atrás do Mengão estão o Fluminense, com 31 títulos; Vasco (24); Botafogo (21); América (7); Bangu (2) e São Cristóvão (1).

Ao lado do São Cristóvão, com um título também, conquistado em 1912, aparece o Paysandu, que superou o Flamengo e demais rivais naquele ano:

1º Paysandu – 24 pontos

2º Flamengo – 22 pontos

3º América – 20 pontos

4º Rio Cricket – 17 pontos

5º Fluminense – 16 pontos

6º Bangu – 5 pontos

7º São Cristóvão – 5 pontos

8º Mangueira – 3 pontos

Apesar de também trajar uniforme bicolor nas cores branca e azul, o Paysandu aqui em questão não é o paraense, é claro, que só foi fundado em 1914.

O bicolor em questão é um dos clubes mais tradicionais do Rio, tendo sido fundado em agosto de 1872 no nobre bairro do Leblon, na capital fluminense.

HISTÓRIA

Entre todos os campeões cariocas, apenas o Paysandu não está mais em atividade. O clube foi fundado por ingleses e teve como primeiro nome "Rio Cricket Club". Anos depois, parte do grupo sai da agremiação e decide fundar outra, cujo nome passou a ser uma homenagem à nova sede do clube, na Rua Paysandu, bairro das Laranjeiras, zona sul do Rio.

Em 1880, a agremiação recebe a denominação de Paysandu Cricket Club e, assim, para alguns pesquisadores do esporte brasileiro, tornou-se o primeiro clube desportivo organizado no Brasil (a Ponte Preta, considerada o primeiro time de futebol do país, foi criada apenas em 1900).

Em 1906, o Paysandu se juntou ao Fluminense, Rio Cricket, Botafogo, Bangu e Football and Athletic e organizaram o primeiro Campeonato Carioca, sendo vice-campeão, atrás apenas quatro pontos do Fluzão.

CAMPANHA DE CAMPEÃO

Segundo o portal "O Curioso do Futebol", a campanha do bicolor em 1912 foi avassaladora, com grandes vitórias, a maioria por goleada. Veja os detalhes:

Aquele ano (1912) marcou o primeiro duelo da dupla Fla-Flu, além da saída do Botafogo da Liga Metropolitana de Sports Athléticos, que se filiou à Associação de Football do Rio de Janeiro. Porém, na competição organizada pela LMSA, que era a mais forte, o título ficou com o Paysandu Cricket Club. Além do time da azul e branco, Mangueira, São Cristóvão, Fluminense, Bangu, Flamengo, America e Rio Cricket também disputaram o certame.

Várias vitórias foram marcantes, como os 5 a 0 no Fluminense. O Bangu foi goleado duas vezes, 10 a 1 e 6 a 0. Já nos jogos contra o Mangueira, dois verdadeiros massacres, 12 a 0 e 11 a 1. Em 20 de outubro de 1912, o Paysandu venceu o Fluminense por 4 a 2 e conquistou a taça, ficando dois pontos à frente do Flamengo, o vice.

Os escudos do bicolor carioca também foram sendo modificados ao longo do tempo.
📷 Os escudos do bicolor carioca também foram sendo modificados ao longo do tempo. |Emerson Coe/ DOL

O time base do campeão era o seguinte: Coggin, Pullen e Smart; Wood, Tom Robinson e Maclntyre; Monk, Sidney Pullen, Robinson, Leslie Pullen e Martin. Todos descendentes de ingleses.

No campeonato, o Paysandu disputou 14 jogos, obtendo 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, 1 a 0 para o América, em 28 de julho, ainda no primeiro turno. A equipe marcou incríveis 64 gols e sofreu 13, ficando com o saldo positivo de 51 gols.

E HOJE EM DIA?

Apesar da glória em 1912, em 1914 o Bicolor abandonou o futebol e passou a se chamar Paysandu Athletic Club. Décadas depois, trocou de nome novamente, tornando-se Paissandu Atlético Clube, um clube bem mais "social" e não esportivo.

Apenas em 2006, após quase 92 anos, o Paissandu voltou a disputar uma partida de futebol, durante os jogos comemorativos dos 105 anos do futebol no estado do Rio. O clube pegou "emprestado" o time principal do Tombense Futebol Clube, de Minas Gerais, que cedeu jogadores para a partida especial e venceu o Rio Cricket, que o originou, por 2 a 1.

Que história, não é mesmo?!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias