O árbitro do clássico entre Cruzeiro e Améirca nesta quarta-feira, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o paraense Dewson Fernando Freitas da Silva perdeu o escudo Fifa no ano passado, quando não teve o nome incluído na nova lista enviada pela Comissão de Arbitragem da CBF à entidade máxima do futebol mundial visando a atual temporada.
Flamengo vence batalha judicial sobre tragédia no Ninho
A decisão encerrou uma sequência de cinco anos do apitador sob a chancela da Fifa. Na ocasião, ele apontou que trabalharia para recuperar a o escudo exatamente no próximo ano. Já em 2018, ele tinha sido 'rebaixado' com outros árbitros nacionais para arbitrar jogos da Série B.
AMÉRICA-MG: Diretor de futebol manifesta insatisfação com arbitragem após derrota
No ano passado, ele arbitrou 13 jogos de Campeonato Brasileiro. Foram 10 na Série A, dois na C e um da D. Nessa mesma temporada, ele foi bastante criticado pela atuação na partida entre Corinthians e Bahia, quando o Timão venceu por 2 a 1, na Arena Corinthians, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
Naquela ocasião, Dewson Freitas foi três vezes à cabine do VAR verificar a existências de penalidades que ele não havia marcado em campo. Acabou anotando duas delas, uma para cada time. O comentarista de arbitragem Paulo César de Oliveira analisou as decisões de Dewson e apontou que o dono do apito errou duas vezes (ao ignorar pênalti para o Bahia no primeiro tempo e ao dar pênalti para o Bahia no segundo tempo) e acertou uma (ao marcar pênalti para o Corinthians no primeiro tempo).
Na noite desta quarta-feira, Paulo César de Oliveira voltou a contestar as decisões de Dewson. De acordo com o analista da TV Globo, Dewson errou ao não marcar um pênalti favorável ao América cometido por Adriano logo no início do jogo, quando a bola bateu na mão do volante celeste; e depois, quando Dewson marcou pênalti para o Cruzeiro em dividida de Messias com Pottker. Na Série B não há o VAR para a revisão de jogadas. A decisão deixou o técnico Lisca indignado, tanto que ele acabou expulso de jogo.
Após o erro na partida, comentaristas esportivos e torcedores se manifestaram nas redes sociais:
O #America MG foi muito prejudicado no Independência no clássico 👇! Se na Série A a arbitragem está péssima, imagina na Série B?! Dewson Freitas foi “rebaixado” pra apitar jogos da Segundona em 2018 e perdeu o escudo da FIFA ano passado. Foi péssimo! #Brasileirão pic.twitter.com/Xubl4gc6sq
— Brenno Beretta (@BrennoBeretta) December 3, 2020
Parabéns a @CBF_Futebol e parabéns ao melhor jogador em campo Dewson Freitas https://t.co/fnSphi0pwn
— Val Pescador (@EvangelistaPsc) December 3, 2020
Bom dia! Estou com nojo do que aconteceu na série B ontem. Um dos maiores assaltos do futebol brasileiro. Força ao @AmericaMG! @CBF_Futebol vc é uma VERGONHA!!! Dewson Freitas tem a ser banido da arbitragem brasileira. 🤢🤮
— Henrique Lorenzo (@henriquelorezo) December 3, 2020
Esse Dewson Freitas é um safaaaado! Quando apitava serie A cometia vaaaarios vacilo$. Por essas e outras que esta apitando na série B! E por mim q continue la...
— galão no coração ❣ (@bebelafadel) December 3, 2020
Felipão dedica a vitória a Dewson Freitas, árbitro do Pará!!!
— Wilton (@Wilton1981) December 3, 2020
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar