Goleador por onde passa, o paraense Glaybson Yago Souza Lisboa, ou melhor, Yago Pikachu, de 29 anos, cria da base do Paysandu, vem se destacando neste início de trajetória pelo Fortaleza. Até aqui, já são 14 jogos e cinco gols marcados com a camisa do Tricolor do Pici. Em entrevista exclusiva ao DOL, o camisa 22, que já balançou as redes 106 vezes como profissional, e é artilheiro do Brasileirão 2021 com três gols, comentou sobre a felicidade que vem tendo neste início de trabalho no clube cearense.

"É um momento bom. Acredito que já estou totalmente adaptado ao clube, à cidade, com a estrutura que o Fortaleza nos oferece. Estou feliz com o que venho passado, principalmente neste início de Campeonato Brasileiro, avançando de fase na Copa do Brasil e, consequentemente, com os gols feitos. Marcar dá mais confiança e leveza para continuar trabalhando. Então, me sinto muito feliz aqui. Espero trabalhar cada dia mais para permanecer vivendo essa boa fase. Sabemos que é uma competição longa e competitiva, mas estamos trabalhando com muita humildade e dedicação para conseguir coisas grandes lá na frente", destacou Pikachu à reportagem.

Em sua apresentação ao Leão, no dia 15 de março, Yago disse que não tinha dúvidas que seria feliz no novo clube, assim como foi no Paysandu e Vasco, suas antigas equipes. No gigante carioca, o paraense se tornou o lateral com mais gols na história Cruzmaltina com 39 gols marcados, o quinto maior no século XXI. Querendo fazer história também no tricolor, onde já conquistou o Campeonato Cearense 2021, ele fala sobre os objetivos do clube na temporada, almejando vaga na Taça Libertadores da América 2022.

"Podemos ir longe. Como eu falei, é um campeonato longo e difícil. Será natural ter derrotas e dificuldades pelo caminho. Dentro dessas situações vamos precisar arrumar soluções. Temos que estar preparados para que quando essas coisas acontecerem, a gente não sofra tanto. É continuar trabalhando com a humildade e intensidade que o nosso treinador vem pedido para que possamos conquistar algo grande na competição. Temos um objetivo que é, no mínimo, chegar à Sul-Americana, mas com humildade podemos ir além e quem sabe chegar em uma Libertadores que é também um objetivo de todos nós jogadores, do clube e principalmente para do torcedor".

Veja todos os gols de Pikachu com a camisa do Vasco (2016-2021).

O destaque no clube cearense veio na estreia do Brasileirão da Série A, quando entrou no decorrer da partida e marcou os dois gols da virada do Leão diante do Atlético Mineiro. De lá para cá são quatro jogos como titular absoluto na equipe do argentino Juan Pablo Vojvoda, vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil – eliminando o Ceará no clássico cearense – e liderança da Primeira Divisão Nacional. O próximo desafio do jogador e do Fortaleza será contra o Atlético Goianiense, na próxima quinta-feira, dia 17, no estádio Antônio Accioly, às 17h.

E O PAYSANDU?

O Fortaleza amargou nove longos anos na Série C do Brasileiro, conseguindo o acesso na temporada de 2017. Desde ai, o clube cearense se reestruturou administrativamente e começou a colher frutos em sequência. Em 2018 veio o título da Série B do Brasileiro, seu primeiro no âmbito nacional, e, consequentemente, o acesso à Primeira Divisão, competição que não disputava desde o ano de 2006. Além disso, a conquista da Copa do Nordeste veio em 2019.

Hoje, quem amarga a estadia na Terceira Divisão e tenta se recuperar administrativamente é o Paysandu, que está longe da Segundona desde 2018 e da Série A desde a temporada 2005. Para Pikachu, o Lobo tem que ter paciência nas tomadas de decisões e pede para que os dirigentes valorizem mais os atletas da terra.

"Tem que persistir. Se alguma coisa der errada, não pode mudar de qualquer jeito. Aqui no Fortaleza pensaram a longo prazo e hoje o clube colhe os frutos desde o título da Série B, com a Copa do Nordeste. É um trabalho a longo prazo. Acredito que o clube (Paysandu) possa olhar desta maneira, principalmente para os jogadores regionais, da base, que têm condições de estar no elenco profissional do Paysandu".

Pikachu estreou como profissional com a camisa Alviceleste no dia 14 de janeiro de 2012, em jogo contra o Cametá, pelo Campeonato Paraense. No Lobo foram quatro temporadas, com 213 jogos e 62 gols marcados. O jogador disse acompanhar as partidas do bicolor paraense com frequência, mostrou gratidão e prometeu que um dia voltará a vestir a camisa do Papão.

"Desde que sai, sempre acompanhei e continuo acompanhando (o clube). Costumo ver aos jogos. Tenho um carinho muito grande. Se hoje estou aqui, é graças ao Paysandu também. Foi onde ganhei a oportunidade de subir para o profissional e pude me destacar com gols e acessos. Então, sempre acompanho. Fico muito feliz pelo carinho do torcedor comigo até hoje, que aparecem através das redes sociais me dando força, pedindo para que eu volte. Podem ter certeza que um dia voltarei a vestir essa camisa porque é uma gratidão eterna que vou ter por esse clube. Gostaria de desejar boa sorte a todos os jogadores e a torcida nessa Série C. Espero que, desta vez, o acesso não bata na trave como nos dois últimos anos. Espero que no final de 2021 a gente consiga essa vaga tão sonhada para a Série B. Valeu!", finalizou a entrevista.

Veja todos os gols de Pikachu com a camisa do Papão (2012-2015).

Veja a entrevista exclusiva de Yago Pikachu para o DOL:

 

MAIS ACESSADAS