Em decisão inédita e unânime, os clubes que disputam a Premier League, primeira divisão do futebol inglês, anunciaram que não irão liberar atletas para jogos internacionais que serão disputados em países que fazem parte da chamada “lista vermelha” no mês de setembro.
A decisão afeta diretamente a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo na América do Sul, já que jogadores que atuam na Premier League não poderão ser convocados. Um dos mais afetados com essa decisão é o Brasil. De sua lista inicial de 25 jogadores, nove atuam na Inglaterra: Alisson, Fabinho e Roberto Firmino, do Liverpool; Ederson e Gabriel Jesus, do Manchester City; Thiago Silva, do Chelsea; Richarlison, do Everton; Fred, do Manchester United; e Raphinha, do Leeds United.
Premier League clubs have today reluctantly but unanimously decided not to release players for international matches played in red-list countries next month
— Premier League (@premierleague) August 24, 2021
Full statement: https://t.co/JBl6FuzUNC pic.twitter.com/EJiZaODub1
Segundo comunicado da Premier League, a decisão se aplicará a quase 60 jogadores de 19 clubes da liga que viajariam para 26 países que fazem parte da lista vermelha no próximo mês de setembro, quando haverá, na América do Sul, a realização de três rodadas das Eliminatórias.
“Os clubes da Premier League sempre apoiaram o desejo de seus jogadores de representar seus países - isso é um motivo de orgulho para todos os envolvidos. No entanto, os clubes chegaram, com relutância, mas com razão, à conclusão de que não seria totalmente razoável dispensar jogadores nestas novas circunstâncias. Os requisitos de quarentena significam que o bem-estar e a forma física dos jogadores serão significativamente afetados. Entendemos os desafios que existem no calendário de partidas internacionais e permanecemos abertos a soluções viáveis”, disse em nota o presidente-executivo da Premier League, Richard Masters.
A liga inglesa considera os “requisitos de quarentena” as determinações para que pessoas que chegam de países que estão na lista vermelha da Inglaterra precisem ficar, pelo menos, dez dias em isolamento completo dentro de um hotel.
Jogadores da seleção brasileira que não poderão ser convocados por causa do decreto da Premier League:
— Torcedor Informado (@TorcedorInform1) August 24, 2021
Ederson
Alisson
Thiago Silva
Fabinho
Fred
Raphinha
Roberto Firmino
Gabriel Jesus
Richarlison pic.twitter.com/j1jpt9tH4I
“Não apenas o bem-estar e a forma física dos jogadores seriam significativamente afetados, mas eles também ficariam indisponíveis para se preparar e jogar em duas rodadas de jogos da Premier League, uma jornada de competição de clubes da UEFA e a terceira rodada da Copa EFL”, afirmou a Premier League em comunicado, reiterando que o cálculo se refere apenas a um período de quarentena no hotel, sem incluir qualquer tempo adicional para os jogadores recuperarem a condição física para disputar uma partida.
O veto também reforçou o posicionamento dos clubes da Premier League contrários à permissão da FIFA para que três rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas fossem disputadas nesta janela de setembro e em outubro, o que aumentou o período de serviço dos atletas a seus países de 9 para 11 dias.
“A FIFA foi instada a trabalhar com todas as partes interessadas para garantir que uma conclusão aceitável seja alcançada sobre o assunto”, finalizou a Premier League em comunicado.
Até agora, a máxima entidade do futebol e a Conmebol não se pronunciaram sobre o assunto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar