plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CAMINHO (BEM) INDIGESTO

Clube brasileiro pode pegar Chelsea na semifinal do Mundial

Diferente de Grêmio, Flamengo e Palmeiras, o campeão brasileiro entra na primeira fase, bem diferente dos campeões da Libertadores nos últimos anos

Imagem ilustrativa da notícia Clube brasileiro pode pegar Chelsea na semifinal do Mundial camera Campeão Europeu, o Chelsea pode enfrentar o time brasileiro, desde que a FIFA confirme o Brasil como sede do Mundial de Clubes | Reprodução / Facebook

O Brasil já conquistou nove vezes o título do Mundial de Clubes. Sem levantar a taça desde 2012, entretanto, os brasileiros deverão ter um caminho bem indigesto para chegar novamente ao topo do mundo.

Isso porque o Rio de Janeiro (RJ) pretende lançar candidatura para a Copa do Mundo de Clubes, que ocorrerá em dezembro de 2021, e caso a cidade seja escolhida pela FIFA, o Brasil vai começar seu caminho bem atrás, diferente dos últimos anos.

Fifa proíbe dois times brasileiros no Mundial de Clubes

Pela fórmula de disputa, o país sede do torneio entra na fase de play-off, ou seja, não terá a vantagem de entrar já na fase semifinal (onde entram os campeões da Libertadores e da Liga dos Campeões). Caso o país seja escolhido como país sede, o campeão brasileiro desta temporada já entra em campo na abertura da competição, percorrendo todo o campeonato.

Caso avance pelo playoff, o clube da casa poderá enfrentar na fase seguinte o campeão da Ásia, África ou Concacaf. O sorteio dos confrontos e o chaveamento será em outubro, o que poderá colocar o brasileiro no caminho do atual campeão europeu, em uma futura semifinal.

Das sete vagas disponíveis, três já foram definidas. Na Concacaf, o torneio continental está na final. Já a Copa da Ásia começou a disputar as quartas de final, enquanto que a Copa Libertadores inicia nesta terça-feira (21), a sua fase semifinal.

Caso o Brasil seja país sede do torneio, o Barcelona de Guayaquil será o quarto país confirmado no Mundial de Clubes, pois Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras são do mesmo país que irá receber a competição, o que obriga a FIFA proibir dois clubes do mesmo país numa mesma edição de Mundial.

Além do Brasil, a África do Sul também está na briga para sediar o Mundial de Clubes. Porém, o país africano enfrenta dificuldades com a pandemia da covid-19 e a liberação dos estádios, item principal para receber o torneio.

CLUBES CONFIRMADOS NO MUNDIAL

Auckland City - Campeão da Oceania

Al-Ahly – Campeão da África

Chelsea – Campeão da Europa

QUEM FALTA

Campeão Nacional do País sede

Campeão da Concacaf – Final: América-MEX X Monterrey-MEX

Campeão da Ásia – Torneio nas quartas de final

Campeão da Libertadores – Torneio na fase semifinal

TABELA

Play-Off

Campeão Nacional X Auckland City (A)

2ª Fase

Venc. Jogo A X Rep. Concacaf, Ásia ou África (B)

Rep. Concacaf, Ásia ou África X Rep. Concacaf, Ásia ou África (C)

Semifinal

Venc. Jogo B ou C X Campeão Libertadores (D)

Venc. Jogo B ou C X Campeão Champions (E)

FINAL

Venc. Jogo D X Venc. Jogo E

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias