O combate ao racismo dentro do futebol é uma luta constante. E um caso recente provocou alterações importantes no Campeonato Brasileiro da Série B.

O Brusque-SC foi penalizado com a perda de pontos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta sexta-feira (24), pelo crime de racismo cometido contra o meia Celsinho, do Londrina-PR.

Na ocasião, a partida terminou em 0 a 0, mas o time da casa perdeu os pontos do jogo após ofensas racistas contra o meia do time adversário. Celsinho sofreu as ofensas, aos cinco minutos do segundo tempo, proferidas por um dirigente do Brusque-SC.

O diretor em questão é o presidente licenciado do conselho deliberativo do time catarinense, Júlio Antônio Petterman, que foi condenado a ficar um ano longe de jogos do clube, além de pagar uma multa de R$ 30 mil.

Além da perda de pontos, o Brusque-SC foi multado em R$ 60 mil pelo episódio e por não ter tomado qualquer tipo de ação imediata a quem causou o ato racista.

Com isso, o Brusque-SC agora soma 26 pontos e ocupa a 16ª posição, um ponto à frente da zona do rebaixamento.

A partida aconteceu no mês passado e se cogitou a exclusão do clube da Série B, porém, como foi a primeira ocorrência desta natureza, a punição foi a perda de pontos.

Punição pode ajudar o Remo a se distanciar do Z4 Foto: Reprodução / Facebook

MAIS ACESSADAS