Esporte / Esporte Brasil
PALMEIRAS FORA?

Irregularidade no gol do Palmeiras ainda é assunto na web

"Textualmente o gol seria anulado. Mas será que isso teria interferência no jogo? Seria justo anular um gol por essa invasão? Ele invade realmente bem antes de a bola entrar. Isso está sendo questionado, é algo que tem que ser discutido"

quarta-feira, 29/09/2021, 11:57 - Atualizado em 29/09/2021, 12:29 - Autor: Lays Silva


Gol do Palmeiras foi irregular? Suposta invasão de Deyverson.
Gol do Palmeiras foi irregular? Suposta invasão de Deyverson. | Reprodução/SBT

O lance que garantiu a classificação do Palmeiras para a final da Libertadores pode ter acontecido com uma possível irregularidade. Pelo menos é o que alertou a comentarista do SBT, Nadine Basttos, logo após a marcação do gol de Dudu.

Aos 22 minutos do segundo tempo, Gabriel Veron cruzou rasteiro para Dudu, que empurrou de carrinho para o fundo do gol de Everson, igualando o marcador. Antes do gol, ainda quando Veron conduzia a bola na linha de fundo, o atacante Deyverson sai do banco de reservas e invade o campo, o que não seria permitido 

 

Gol do Palmeiras foi irregular? Suposta invasão de Deyverson.
Gol do Palmeiras foi irregular? Suposta invasão de Deyverson. | Reprodução/SBT
 

O que diz a regra? 

9. Gol marcado com pessoa extra no campo de jogo:

Se, após a marcação de um gol e antes de o jogo ser reiniciado, o árbitro perceber que uma pessoa extra se encontrava dentro do campo no momento em que o gol foi marcado: 

O árbitro deve invalidar o gol se a pessoa extra era: 

- Jogador, jogador substituto, jogador substituído ou jogador expulso ou oficial da equipe que marcou o gol. O jogo deve ser reiniciado com um tiro livre direto, executado do local em que a pessoa extra estava;
- Agente externo que interferiu no jogo, a menos que o gol haja sido marcado de acordo com a situação descrita em "pessoas extras no campo de jogo". O jogo deve ser reiniciado com bola ao chão.

O árbitro deve validar o gol se a pessoa extra era: 

- Jogador, jogador substituto, jogador substituído, jogador expulso ou oficial da equipe que sofreu o gol;
- Agente externo que não interferiu no jogo. 

Em todos os casos, o árbitro deve ordenar a saída da pessoa extra do campo de jogo. 

Se, após a marcação de um gol e após o jogo haver sido reiniciado, o árbitro perceber que uma pessoa extra estava em campo no momento em que o gol foi marcado, o gol não pode ser invalidado.

 Se a pessoa extra ainda continuar no campo de jogo, o árbitro deve: 

- Interromper o jogo;
- Ordenar a saída da pessoa extra;
- Reiniciar o jogo com um bola ao chão ou com um tiro livre, conforme seja apropriado. 

(Trecho do livro de regras disponibilizado pela CBF).


"Textualmente o gol seria anulado. Mas será que isso teria interferência no jogo? Seria justo anular um gol por essa invasão? Ele invade realmente bem antes de a bola entrar. Isso está sendo questionado, é algo que tem que ser discutido", citou Nadine. Nas redes sociais, o lance também gerou discussão. Diversos torcedores apontaram a irregularidade devido à invasão de Deyverson, mas o lance divide opiniões.

O Verdão agora espera o jogo entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil, que se enfrentam na noite desta quarta-feira (29). O Rubro-Negro tem a vantagem por ter vencido o jogo de ida por 2 a 0 na semana passada, no Maracanã.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS