O fim de semana havia começado da melhor maneira possível para a Ferrari. No último sábado (11), Charles Leclerc fez uma volta magistral no fim do treino de classificação e conquistou a quarta pole consecutiva em 2022. Parecia que a equipe italiana conseguira encontrar o acerto ideal para tentar frear os rivais da Red Bull e virar o jogo neste domingo (12).

Mas, ao contrário do dia anterior, nada deu certo para os ferraristas, que viram o piloto holandês Max Verstappen ampliar sua liderança no Campeonato Mundial de Fórmula 1 ao vencer o Grande Prêmio do Azerbaijão e, de quebra, fazendo uma "dobradinha" com o mexicano Sérgio Pérez - seu companheiro de equipe, o que garantiu os dois primeiros lugares na classificação geral da competição para a Red.

The pass that sealed Verstappen's fifth win of the season

Catch up with all the highlights from Baku 🇦🇿#AzerbaijanGP #F1

— Formula 1 (@F1) June 12, 2022

LEIA TAMBÉM:

Na estreia de Dorival, Flamengo "leva o farelo" para o Inter

Corinthians joga bem, bate Juventude e dorme na liderança

Verstappen alcançou sua vigésima quinta vitória na Fórmula 1, a quinta do ano, liderando a terceira "dobradinha" da Red Bull na temporada; em uma prova em que Checo terminou em segundo, assinando o seu vigésimo pódio na categoria mais alta, e o inglês George Russell (Mercedes), ficando em terceiro; à frente de seu compatriota e companheiro de equipe Lewis Hamilton, quarto neste domingo no Azerbaijão.

Enquanto deu tudo certo para a Red Bull em Baku, o mesmo não se pode dizer da Ferrari. Além de se isolarem nas primeiras posições do Mundial, Verstappen e Pérez viram Charles Leclerc e Carlos Sainz zerarem na prova – a dupla ferrarista abandonou após problemas e terminou a prova sem pontuar, algo inédito em 2022.

Com o resultado, Verstappen chegou a 150 pontos no ano, disparando em primeiro. Pérez foi a 129 (incluindo um ponto pela volta mais rápida) e assumiu a vice-liderança, ultrapassando Leclerc – o monegasco ficou com 116, a 34 pontos da primeira posição. George Russell, com 99, é o quarto colocado. Sainz, com 83, é o quinto.

A corrida

Cuidado com essa coluna, patrão! 😳

Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, encerrou o #GPdoAzerbaijão com uma baita dor nas costas, por causa do quique do carro.#F1naBand #EsporteNaBand pic.twitter.com/3YdWuN1SI5

— Esporte Na Band (@esportenaband) June 12, 2022

Sergio Pérez fez uma excelente largada ao ultrapassar Charles Leclerc, que havia conquistado a pole position no sábado, logo na primeira volta. O mexicano liderou a corrida no circuito de rua de Baku por várias voltas até o companheiro de equipe Max Verstappen assumir o primeiro lugar pouco antes da metade da corrida.

Os dois pilotos da Red Bull não tiveram dificuldade em dominar a corrida até que viram a bandeira quadriculada e tiveram um dia inesquecível para toda a equipe austríaca, que agora lidera o Campeonato Mundial de Construtores com 279 unidades, oitenta a mais que a Ferrari.

Na corrida os dois pilotos da Ferrari abandonaram , o espanhol Carlos Sainz , que largou em quarto, devido a um problema hidráulico; e o monegasco Charles Leclerc , por um na unidade de potência. 

FIM DE PROVA PARA LECLERC 😔

Motor do piloto da Ferrari começa a fumar, obrigando o líder da corrida a abandonar. Equipe italiana deixa o Azerbaijão zerada. #F1 #F1naBand #BakuGP pic.twitter.com/l2whGLWbKi

— Esporte Na Band (@esportenaband) June 12, 2022

O bicampeão mundial espanhol Fernando Alonso (Alpine), que havia largado em décimo, terminou a corrida em uma honrosa sétima posição. À sua frente cruzaram a linha de chegada o francês Pierre Gasly (Alpha Tauri), que foi quinto, e o quádruplo campeão mundial alemão Sebastian Vettel (Aston Martin), sexto neste domingo em Baku.

As duas McLarens do australiano Daniel Ricciardo e do inglês Lando Norris terminaram em oitavo e nono, respectivamente; e o francês Esteban Ocon, companheiro de equipe de Alonso na Alpine, também entraram nos pontos, terminando na décima posição.

Perez overtakes Leclerc 🔀#AzerbaijanGP #F1 pic.twitter.com/LpkYgYgFP9

— Formula 1 (@F1) June 12, 2022

O outro Grande Prêmio, o Grande Prêmio do Canadá , será realizado no próximo fim de semana no Circuito Gilles Villeneuve de Montreal.

MAIS ACESSADAS