A Copa Libertadores da América tem proporcionado grandes jogos e festa dos torcedores, mas para a imprensa, o torneio tem causando um certo desconforto perante a Conmebol, organizadora do torneio.
Por meio de uma carta, a Associação de Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACREESP), cobra um posicionamento da Conmebol sobre a presença de influenciadores digitais nas áreas próximas ao gramado com o colete de imprensa.
Palmeiras elimina Atlético-MG e vai a semifinal da Libertadores
A polêmica veio depois que durante o jogo entre Flamengo-RJ X Corinthians-SP, o influenciador digital Negrete apareceu comemorando o gol do time carioca anotado pelo atacante Pedro, em uma área destinada aos profissionais de imprensa credenciados para cobrir a partida.
VEJA O VÍDEO
Em carta, a ACREESP criticou a postura da Conmebol com a presença de “torcedores digitais” no gramado de jogo e cita que radialistas e repórteres de TV ficavam nestas áreas antigamente, porém o acesso a estes profissionais não é permitido para “limpar a imagem”, como cita em carta.
A Conmebol ainda não se pronunciou sobre o assunto.
CONFIRA A CARTA NA ÍNTEGRA
Prezados Senhores,
Temos visto, repetidamente, nos jogos da Copa Conmebol Libertadores, a presença de pessoas no entorno do gramado vestidas com coletes de imprensa da competição como se fossem profissionais trabalhando, e não são. São os chamados torcedores digitais, que, sem temor algum, gravam vídeos abraçando jogadores e comemorando gols, como se estivessem na arquibancada. Ou seja: são torcedores dentro de campo, oficializados pela competição.
A imprensa credenciada (jornalistas, radialistas, fotógrafos, cinegrafistas) segue normas rígidas de comportamento nos estádios, sobretudo os que precisam acessar o campo (os das emissoras detentoras de direitos), não podendo fazer imagens para redes sociais particulares. No entanto, torcedores digitais o fazem e se orgulham de exibir as imagens que deveriam ser de uso exclusivo dos detentores de direitos.
Radialistas, que desde o século passado fazem esse trabalho com profissionalismo e competência, são retirados do entorno do gramado sob o argumento de se “limpar a imagem” do campo; mas é permitida essa nova modalidade de divulgação do evento.
Caso essa nova modalidade de torcedores digitais se estabeleça, sugerimos que ela seja normatizada e os convidados sejam identificados com coletes específicos. Precisamos dessa diferenciação para que esses convidados não sejam confundidos com os profissionais de imprensa credenciados.
Em nome da crônica esportiva brasileira, pedimos providências e aguardamos pronunciamento da Conmebol.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar