Chegando à nona edição, a Copa Verde 2022 passou por momentos turbulentos, onde vários clubes acabaram desistindo da disputa por conta do calendário distante das outras competições oficiais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Sendo assim, apenas 17 equipes estão inscritas no campeonato e somente uma partida será realizada na primeira fase.
O Pará teve o Clube do Remo como desistente, mas conta com Paysandu e Tuna Luso na disputa. O Papão, inclusive, é um dos quatro favoritos ao título da competição regional. Os bicolores estão vindo de três fracassos na temporada e buscar o tricampeonato da CV é o mínimo que podem entregar aos torcedores, que vão amargar a Série C do Brasileiro pelo quinto ano seguido.
O Lobo, até o momento, conta com 18 jogadores, mais atletas das categorias de base, para a disputa da competição regional. Além disso, o técnico Márcio Fernandes segue no comando técnico do Campeão dos Campeões. Das principais peças da equipe no ano, apenas Igor Carvalho não segue no Paysandu. Mesmo com o elenco reduzido, o sonho do tri é uma realidade.
Os outros favoritos são Cuiabá, Goiás e Vila Nova (atual vice-campeão). O Dourado, assim como em 2021, confirmou que irá usar a base do Sub-23 do clube, enquanto que o Esmeraldino anunciou que utilizará o seu Sub-20 na disputa. Ambas equipes estão disputando a Série A do Brasileiro, que tem previsão para terminar no dia 13 de novembro. O Tigre, que está na Segundona, também anunciou que jogará com o Sub-23.
Cada clube pode inscrever na Copa Verde um total de 50 atletas, até o dia 31 de outubro. Obviamente, que parte do elenco profissional também será inscrito, para uma eventual final. Dependendo de como as equipes estiverem nas respectivas competições nacionais, talvez usem força máxima nas decisões da Copa Verde, previstas para os dias 12 e 15 de novembro.
Na elite do futebol brasileiro, o Goiás, comandado pelo técnico Jair Ventura, é o 14º colocado com 38 pontos. A equipe conquistou nove vitórias, 11 empates e 11 derrotas e corre para garantir vaga no Brasileirão de 2023. Até aqui, em 31 rodadas, foram 33 gols marcados e 40 sofridos, ficando com o saldo negativo de sete.
Já o Cuiabá, do técnico Antônio Oliveira, vive situação mais delicada. Com 30 pontos, a equipe abre a zona de rebaixamento e busca evitar a queda restando sete rodadas para o término da competição. As chances de cair estão em 62%. Até o momento, são sete vitórias, nove empates e 15 derrotas, onde o Dourado conseguir marcar 23 gols e sofrer 34.
Na Série B do Brasileiro, o Vila Nova, comandado pelo treinador Allan Aal, soma 42 pontos e está a três de garantir permanência na competição em 2023, se livrando do risco de queda. Atual vice-campeão da Copa Verde, o Tigre tem é o 14º com oito vitórias, 18 empates e oito derrotas, onde balançou as redes 26 vezes e sofreu 29 gols.
A Copa Verde começa no próximo no dia 25 de outubro, onde Humaitá e Náutico-RR se enfrentam para definir o adversário do Paysandu, que vai em busca do tricampeonato. O Goiás vai encarar o Real Noroeste na segunda fase e quer o título inédito, assim como o Vila Nova, que enfrenta o Operário VG na estreia. O Cuiabá terá pela frente o Costa Rica-MS e também quer o tricampeonato.
O campeão garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil e irá embolsar uma premiação de R$ 1,9 milhão por conta disso. No caso, a etapa corresponde aos 16 avos de final. As cotas da próxima Copa do Brasil ainda não foram divulgadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas levando por base a edição deste ano, esta cota seria de R$ 1,9 milhão. Está é a maior “premiação” do título da Copa Verde.
Os campeões da Copa Verde e os vices:
2014 – Brasília-DF (Paysandu-PA)
2015 – Cuiabá-MT (Remo-PA)
2016 – Paysandu-PA (Gama-DF)
2017 – Luverdense-MT (Paysandu-PA)
2018 – Paysandu-PA (Atlético-ES)
2019 – Cuiabá-MT (Paysandu-PA)
2020 – Brasiliense-DF (Remo-PA)
2021 – Remo-PA (Vila Nova-GO)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar