plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
LIBERTADORES

Flamengo joga na casa de um velho conhecido da torcida

Adílio defendeu as cores do Barcelona de Guayaquil nos anos 80. O jogador foi campeão da Libertadores pelo Fla, na época.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Flamengo joga na casa de um velho conhecido da torcida camera Adílio foi importante na conquista da Libertadores de 1981. | Reprodução/Web

Na luta pelo tri da Libertadores, o Flamengo vai enfrentar o Athletico-PR no Monumental, em Guayaquil, estádio que já foi a casa de um ídolo do Rubro-Negro que ajudou a torcida carioca a sentir a sensação de conquistar a América pela primeira vez. Adílio defendeu o Barcelona, clube dono do Monumental. A passagem dele e de outros brasileiros deixou um legado.

Ovacionado antes da final da Copa do Brasil, quando levou a taça ao meio de campo do Maracanã ao lado de Edilson, Adílio vestiu rubro-negro entre 1975 e 1987, integrando uma geração que marcou época no Flamengo com a conquista de diversos títulos.

Os títulos mais importantes daquele elenco, que tinha o volante como nome importante, foram a Libertadores e o Mundial de 1981. A conquista continental só foi repetida 38 anos depois, em 2019, e o Mundial segue sendo único.

Após o adeus à Gávea, Adílio teve uma rápida passagem pelo Coritiba, antes de embarcar rumo ao futebol equatoriano. O Brown, como também era conhecido, disputou a última Libertadores da carreira justamente no Barcelona. Por lá, não chegou a levantar taças, mas lembra de sua maior conquista no país:

“Foi boa [a passagem pelo Barcelona]. Estava eu, o Toninho Vieira, que jogou no Santos, o Carlos Henrique, que jogou comigo no Coritiba. Fomos bem lá. Eles jogavam diferente, com mais pancada (risos), e a gente conseguiu colocar um pouco mais de qualidade no toque de bola. Hoje vejo eles jogando dessa maneira e fico feliz. Foi desta maneira que chegaram até a finais da Libertadores, buscando um jogo ofensivo. A gente fica feliz porque o que foi feito lá atrás deu resultado”, relembra a época em que semeou o estilo de jogo que dura até hoje.

LEIA TAMBÉM:

+ Torcedores do Flamengo fazem festa nas ruas do Equador

+ Athletico-PR x Flamengo: onde ver a final da Libertadores

+ Libertadores: Neto menospreza Everton Ribeiro em programa

Adílio deixou o Barcelona do Equador e defendeu ainda clubes como o Itumbiara, o Alianza Lima, do Peru, América de Três Rios, Serrano; Barreira e Friburguense antes de pendurar as chuteiras.

O ex-volante, atualmente, está no departamento social do Flamengo e comanda a FlaMaster, associação de ex-atletas que realiza jogos, visita embaixadas de torcedores em cidades Brasil afora. Ele também participa do trabalho de ajuda do clube a ex-jogadores.

Com a seleção brasileira Master de futsal, inclusive, Adílio voltou ao Equador e reencontrou profissionais que trabalharam com ele no tempo de Barcelona.

“Fui até com a seleção brasileira de Master. Fomos campeões de futebol de salão. Minha comissão técnica estava toda lá, até jogaram contra mim pela seleção do Equador (risos)”, recorda.

O trabalho não o levou para o local da final deste sábado. Ele vai um pouco mais longe: “Vou para Boston [Estados Unidos]. Vou assistir com a torcida organizada do Flamengo de lá. Eu, Andrade, Zé Roberto e Raul Plassmann”.

Adílio celebra o fato de a final da Libertadores ser em Guayaquil e ressalta o impacto social do jogo para a região e para o Equador.

“Gostei da final ser lá. Acho que vai encher porque o pessoal adora futebol. Não só eu, mas vários brasileiros jogaram lá. O Moacyr, que jogou no Flamengo nas décadas de 50 e 60, mora no Equador até hoje”, aponta.

“É um impacto muito bom. A garotada que gosta de futebol vai poder ver de perto uma final da Libertadores. É bom para eles. Tem muita escolinha, time de rua... Muito bacana ter final lá. Os rubro-negros que forem vão gostar muito”, assegura.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias