Pela primeira vez em 40 anos, uma parceria 100% brasileira chegou em uma final de Grand Slam. Para Rafa Matos e Luisa Stefani, no entanto, essa seria apenas a primeira marca a ser quebrada nesta quinta-feira (26), na Rod Laver Arena. Na decisão das duplas mistas do Australian Open, os brasileiros levaram a melhor sobre Rohan Bopanna e Sania Mirza por 2 sets a 0, parciais de 7/6 e 6/2, e se tornaram os primeiros campeões em dupla brasileira de um Grand Slam.
Tenista paraense conquista título em torneio no Sudeste
É o primeiro Grand Slam conquistado por uma dupla 100% brasileira 🎾🇧🇷@Luisa__Stefani 🤝 Rafael Matos
— Time Brasil (@timebrasil) January 27, 2023
pic.twitter.com/0T8DmQWiCf
Depois de uma vitória suada nas semifinais, quando salvaram o match point e viraram contra os anfitriões do torneio, Olivia Gadecki e Marc Polmans, Rafa e Luisa se tornaram a primeira dupla brasileira nas mistas desde Cássio Mota e Cláudia Monteiro no Roland Garros de 1982. Do outro lado, no entanto, os brasileiros tiveram outra dupla de peso pela frente. Dona de seis títulos de Grand Slam entre duplas mistas e femininas, Mirza se juntou a Bopanna, campeão do Roland Garros de 2017 nas mistas.
Após a conquista, a tenista falou sobre o momento e exaltou o feito para o tênis brasileiro. "É um momento incrível, um sonho realizado. Especial dividir isso com o Rafa, nosso primeiro Grand Slam juntos. Fizemos história para o Brasil aqui na Austrália, e está sendo extremamente especial esse momento. Hoje era um jogo duro, sabia que teria momentos nervosos, mas lidamos super bem. Segurar e ganhar aquele primeiro set foi importante e nos saímos muito bem", disse.
É CAMPEÃO! É CAMPEÃO! 🏆🇧🇷pic.twitter.com/qmNdLgdSXa
— Time Brasil (@timebrasil) January 27, 2023
Com todas essas credenciais, o 1º set acabou decidido apenas no tie-break, fechando em 7 a 6 a parcial, com 7 a 2 no game decisivo. Na volta para o 2º set, a dupla brasileira manteve o ímpeto que os levou à decisão. Depois de abrirem 4 a 1, entretanto, os primeiros finalistas do Brasil nas mistas em 40 anos viram a reação dos indianos. Ainda assim, o roteiro estava traçado e os brasileiros não perdoaram e fecharam o 2º set em 6 a 2 para faturar a vitória e o título inédito para o tênis brasileiro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar