O Botafogo continua na liderança do Campeonato Brasileiro, mas, apesar de ainda ter vantagem na tabela, a situação não está definida. Nas últimas rodadas, a equipe tem oscilado, enquanto times como Palmeiras e Flamengo acordaram e dão sinais de que podem incomodar o líder. Além, é claro, do Grêmio e do Red Bull Bragantino, que fazem campanhas sólidas. Com isso, as casas de apostas estão fervilhando de torcedores fazendo suas previsões para a reta final da disputa.
Este equilíbrio do Campeonato Brasileiro é justamente um de seus principais charmes. Na maioria das competições nacionais, são sempre os mesmos dois ou três times a disputar os títulos, mas por aqui há uma gama bem maior de equipes com chances de levantar o troféu.
Ademais, até a última rodada há sempre uma boa chance de haver reviravoltas. A mais recente aconteceu em 2020, quando o São Paulo liderou o campeonato por diversas rodadas e acabou permitindo que o Flamengo o ultrapassasse a ficasse com o título.
Por isso, o Botafogo precisa ficar de olhos abertos se quiser conquistar o Brasileirão após uma espera de 28 anos. É verdade que o cenário ainda é favorável, mas a vantagem do Alvinegro já foi maior e, agora, a equipe comandada por Lúcio Flávio vê Palmeiras e Flamengo, as duas grandes forças recentes do futebol brasileiro, se recuperando no campeonato e ensaiando uma perseguição ao líder.
Alternância
Uma das provas de que o Brasileirão é, de fato, o campeonato nacional mais equilibrado do mundo é que, se o Botafogo conquistar o título, será o quarto time diferente a levantar o troféu nos últimos quatro anos.
Isso porque os campeões recentes são: Palmeiras (2022), Atlético Mineiro (2021) e Flamengo (2020). Portanto, essa alternância de vencedores é algo raro de se ver e que faz do Brasileirão um torneio imprevisível.
A cada ano é sempre difícil saber quem será o campeão. Em 2023, por exemplo, os grandes favoritos, no início do campeonato, eram Palmeiras e Flamengo. Entretanto, as duas equipes oscilaram bastante, enquanto o Botafogo vem fazendo uma grande campanha e é o favorito a ficar com o troféu.
Mas, faltando oito rodadas para o campeonato terminar, ainda há tempo para muitas reviravoltas.
Será que o Botafogo vai sustentar a liderança ou vai abrir espaço para outro time assumir a ponta? Essa resposta saberemos até o dia 3 de dezembro, quando todas as equipes entram em campo para a disputa da última rodada do Brasileirão.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar