plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ADEUS À "PEIXINHA"

Morre, aos 37 anos, a medalhista paralímpica Joana Neves

Atleta, que representava a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), faleceu após sofrer uma parada cardiorrespiratória enquanto realizava exames médicos em São Paulo.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Morre, aos 37 anos, a medalhista paralímpica Joana Neves camera Joana Neves conquistou cinco medalhas em três edições dos Jogos Paralímpicos | Divulgação/Sadef

Na última segunda-feira (18), o mundo do esporte paralímpico lamentou a perda da medalhista Joana Neves, aos 37 anos de idade. Conhecida carinhosamente como Peixinha, a atleta representava a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef) e deixou um legado de conquistas e inspiração.

Joana estava em São Paulo para realizar exames médicos devido a um histórico recente de episódios de convulsão. No domingo (17) à noite, enquanto se encontrava no Centro de Treinamento Paralímpico, a atleta se sentiu mal e foi levada às pressas ao hospital. Durante um procedimento, ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

CONTEÚDO RELACIONADO

Nascida com acondroplasia, uma condição que afeta o crescimento dos ossos, Joana Neves encontrou na natação não apenas como uma recomendação médica, mas também uma paixão e uma carreira vitoriosa.

Quer saber mais notícias de esportes? Acesse nosso canal no WhatsApp.

Sua determinação e talento a levaram a conquistar cinco medalhas em três edições dos Jogos Paralímpicos, além de 15 pódios em campeonatos Mundiais entre os anos de 2013 e 2022.

NOTA DE PESAR

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) expressou "extremo pesar" pela morte precoce da atleta por meio de uma nota oficial:

"Estamos consternados com a partida da Joana Neves, nossa Joaninha. Tanto carisma fora das piscinas, tanta garra quando caía na água para representar nosso país, seu estado, o Rio Grande do Norte, seus amigos e sua familia. Quanta gente se orgulhava com as conquistas da Joaninha. E quanta alegria ela nos deu. Ela era uma tremenda atleta. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte a coração dos familiares e amigos”, disse Mizael Conrado, presidente da entidade.

Diagnosticada com baixa estatura nos primeiros anos de vida, Joana Neves começou a nadar aos 10 anos. Aos 13 começou a competir e logo no ano seguinte já disputava sua primeira prova internacional. As redes sociais da nadadora também publicaram um comunicado oficial da morte dela.

VEJA MAIS:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias