O futebol, conhecido como o esporte mais popular do mundo, muitas vezes serve como um reflexo da sociedade em que está inserido. No entanto, uma sombra persistente paira sobre os gramados e arquibancadas: o machismo arraigado que continua a permear o esporte, manifestando-se de diversas maneiras, desde comentários sexistas de torcedores até atitudes discriminatórias dentro e fora dos campos.
Na noite da última quarta-feira (17), o técnico argentino Ramón Díaz, do Vasco, deu mais uma demonstração do quanto esse machismo é muitas vezes naturalizado em comentários e atitudes de personagens de destaque no meio futebolístico.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Bragantino aproveita falhas do Vasco e vence a 1ª na Série A
- Após derrota, Carpini segue na corda bamba no São Paulo
- Série C: adversário do Remo empata com time da A2 do Rio
O treinador provocou controvérsia ao fazer um comentário machista sobre a arbitragem após a derrota de sua equipe por 2 a 1 para o Bragantino, fora de casa, pela segunda rodada do Brasileirão. Díaz criticou a atuação do VAR e questionou a presença de mulheres como responsáveis por decisões no sistema de vídeo.
Quer saber mais notícias do Brasileirão? Acesse nosso canal no WhatsApp.
"Com respeito aos árbitros, não podemos falar muito. Na última partida, o VAR foi uma senhorita, uma mulher, e foi pênalti. Me parece complicado que no VAR quem tenha que decidir seja uma mulher. Porque o futebol é tão dinâmico, com ações tão rápidas. Hoje não sei se o árbitro também não viu o lance, que me pareceu pênalti. O Vasco está crescendo, competimos", afirmou Ramón Díaz.
O comentário do treinador foi em referência a uma partida anterior, contra o Grêmio, na qual um pênalti inicialmente recomendado pela responsável pelo VAR, Daiane Muniz, foi posteriormente revertido.
TREINADOR E VASCO SE DESCULPAM
Após o jogo, ciente da repecussão negativa de sua declaração, Ramón Díaz reuniu os jornalistas para se retratar, afirmando que foi mal interpretado e pedindo desculpas pela polêmica gerada.
"Quero pedir desculpas, mas me pareceu que o que quis dizer é que uma só pessoa não pode decidir e ter uma decisão tão importante para o futebol como é o VAR. Se interpretaram mal, peço desculpas, mas não foi minha intenção", corrigiu o técnico argentino.
Horas depois, o Vasco também se manifestou por meio de uma nota oficial, lamentando a declaração de Díaz e garantindo que reforçará medidas e diretrizes educativas dentro do clube.
O Vasco da Gama lamenta a declaração do técnico Ramón Díaz e reafirma o compromisso de reforçar as medidas e diretrizes educativas necessárias em acordo com suas determinações, valores e princípios. Pedimos, assim como nosso técnico, desculpas.#VascoDaGama
— Vasco da Gama (@VascodaGama) April 18, 2024
VEJA MAIS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar