O futebol brasileiro vive um momento de hegemonia no cenário sul-americano, consolidado nas oitavas de final da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2024. Em uma rodada histórica, os clubes do Brasil superaram todos os rivais argentinos nos confrontos diretos, garantindo a presença de nove representantes nas quartas de final das competições continentais. O desempenho é ainda mais impressionante se comparado ao ano passado, quando oito times brasileiros avançaram para esta fase.
Na Copa Libertadores, o Atlético-MG avançou após eliminar o San Lorenzo, enquanto Athletico-PR, Fortaleza e Cruzeiro despacharam Belgrano, Rosário Central e Boca Juniors, respectivamente, na Sul-Americana. Este é o primeiro ano desde 2021 em que o Brasil vence todos os confrontos diretos contra clubes argentinos nas competições da Conmebol, reforçando ainda mais a hegemonia brasileira no continente.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Flamengo perde, mas se classifica na Libertadores
- Tite passa mal e é internado após classificação do Flamengo
- São Paulo vence Nacional-URU e avança na Copa Libertadores
Esse domínio não só reafirma a força do futebol brasileiro, como também abre a possibilidade de finais exclusivamente entre equipes do país, tanto na Sul-Americana, onde o Corinthians avançou ao superar o Bragantino, quanto na Libertadores, onde Botafogo, Fluminense, Flamengo e São Paulo também seguem vivos.
Quer saber mais notícias do futebol brasileiro? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Aliás, desde a implementação da final única na Libertadores em 2019, os times brasileiros têm se destacado, conquistando todos os títulos até o momento. Flamengo e Palmeiras, ambos com dois títulos, e Fluminense, com um, foram os responsáveis por diminuir a vantagem da Argentina, maior campeã do torneio, que agora tem 25 títulos, contra 23 do Brasil.
CHAVEAMENTO GARANTE TRÊS BRASILEIROS NAS SEMIFINAIS
Com o chaveamento das quartas de final, o Brasil já tem três equipes garantidas nas semifinais da Libertadores e da Sul-Americana, graças aos duelos internos. Além disso, se Athletico-PR e Cruzeiro vencerem Racing e Libertad, respectivamente, e o Flamengo avançar diante do Peñarol, o país pode alcançar um marco histórico: seis clubes brasileiros nas semifinais continentais.
Isso não só reforçaria o domínio brasileiro, como também abriria caminho para a realização de finais 100% brasileiras em ambas as competições, um feito inédito na história.
QUARTAS DE FINAL DA LIBERTADORES DA SUL-AMERICANA:
- Libertadores
- Atlético-MG x Fluminense
- River Plate x Colo-Colo
- Botafogo x São Paulo
- Peñarol x Flamengo
- Sul-Americana
- Corinthians x Fortaleza
- Athletico-PR x Racing
- Libertad x Cruzeiro
- Lanús x Independiente Medellín
VEJA MAIS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar