Em mais uma tarde difícil para o Vasco no Campeonato Brasileiro, a equipe carioca viu suas esperanças de um resultado melhor contra o Palmeiras serem frustradas por uma decisão polêmica da arbitragem. Na derrota por 1 a 0, um lance aos 19 minutos do segundo tempo provocou acalorados protestos por parte dos jogadores vascaínos e sua torcida, que esperavam a marcação de um pênalti.
O lance em questão ocorreu após um cruzamento de Emerson Rodríguez pela ponta direita, quando a bola desviou no braço do lateral palmeirense Vanderlan, que estava voltando à defesa na tentativa de bloquear a jogada. Imediatamente, os atletas do Vasco cercaram o árbitro, exigindo que ele assinalasse a penalidade. Entretanto, a decisão foi de seguir o jogo, sem pênalti.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Palmeiras vence Vasco após 'presente' e 'mão' da arbitragem
- Atlético-MG bate o Bragantino com redenção de Deyverson
- Cruzeiro demite Fernando Seabra após empate com Cuiabá
Esse momento gerou grande insatisfação entre os vascaínos, que sentiram que a arbitragem poderia ter mudado o destino do jogo. No entanto, especialistas ouvidos pela reportagem do UOL, todos ex-árbitros de renome, concordaram com a decisão tomada em campo.
Quer mais notícias do Brasileirão? Acesse o canal do DOl no WhatsApp.
Para o ex-árbitro Paulo César de Oliveira, “o movimento do braço de Vanderlan é natural, e não houve a intenção de cortar a trajetória da bola. O contato foi acidental e não se caracteriza como pênalti.”
Outro especialista, Sandro Meira Ricci, também defendeu a postura do árbitro: “É preciso entender que nem todo toque de mão é pênalti. No caso, o jogador estava em um movimento defensivo normal, e não há justificativa para marcar a infração.”
A ex-árbitra Ana Paula Oliveira foi enfática em sua análise: “A decisão foi correta. O braço não estava em uma posição antinatural e o toque foi mais uma consequência do movimento do que uma tentativa de bloquear a bola. Marcar o pênalti ali seria um erro.”
DERROTA COMPLICA SITUAÇÃO DO VASCO
Diante das avaliações dos especialistas, fica claro que, embora o lance tenha gerado controvérsia e frustração para o Vasco, a decisão da arbitragem de não assinalar a penalidade foi respaldada por aqueles com vasta experiência no campo das regras do futebol. Mesmo assim, a derrota complica ainda mais a situação do clube carioca na tabela, enquanto o Palmeiras segue firme na briga pelo título.
O Vasco, agora, precisa canalizar a energia das reclamações para os próximos jogos, em busca de resultados que o afastem da zona de rebaixamento e tragam alívio à sua torcida.
VEJA MAIS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar