plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PERIGOS DA PROFISSÃO

Demência pugilística: conheça mais sobre a doença de Maguila

José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, faleceu aos 66 anos. Ele lutava contra a encefalopatia traumática crônica, doença comum em atletas de contato.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Demência pugilística: conheça mais sobre a doença de Maguila camera Maguila deixa um grande legado para todos os brasileiros | Reprodução/X

O Brasil recebeu, na tarde desta quinta-feira (24), a notícia do falecimento de José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, que sofria da encefalopatia traumática crônica (ETC).

Conhecida popularmente como demência pugilística, é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta principalmente atletas de esportes de contato, como boxe e futebol americano.

Conteúdo Relacionado:

O esporte brasileiro está de luto nesta quinta-feira (24)
📷 O esporte brasileiro está de luto nesta quinta-feira (24) |Reprodução/X

Ela é o resultado de múltiplos traumas repetidos na cabeça, causando danos cumulativos no cérebro. Com o passar do tempo, pode evoluir para quadros de demência.

Os sintomas incluem alterações de humor, como depressão e irritabilidade, comprometimento cognitivo (dificuldade de memória e julgamento) e problemas motores, como falta de desenvolvimento.

Quer mais notícias sobre esporte? Acesse o nosso canal DOL no WhatsApp

O diagnóstico definitivo só é possível após a morte, por meio de exames post-mortem, mas os sintomas podem surgir anos após o fim da exposição aos traumas.

Ao longo da carreira, Maguila disputou 85 lutas, vencendo 77, sendo 61 destas por nocaute. Ele perdeu sete e em uma foi declarado empate técnico. Ele morreu aos 66 anos, em São Paulo.

O maior peso-pesado da história do boxe brasileiro
📷 O maior peso-pesado da história do boxe brasileiro |Reprodução/X
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias