O Brasil irá sediar mais um grande evento do futebol mundial, com foco em disponibilizar infraestrutura de qualidade para atletas e comissões técnicas que irão desembarcar no país.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu início a um processo de identificação de campos e centros de treinamento aptos a receber as seleções nacionais que participarão da Copa do Mundo Feminina da FIFA, marcada para ocorrer no Brasil em 2027. A iniciativa tem como objetivo reunir pelo menos 50 opções que serão incluídas em um catálogo virtual apresentado pela FIFA às delegações participantes.
De acordo com o comunicado oficial da entidade, todas as cidades brasileiras podem se candidatar, desde que cumpram requisitos mínimos. Entre os critérios exigidos estão: a disponibilidade de instalações adequadas para treinamento, proximidade de hotéis de 4 ou 5 estrelas e localização a, no máximo, uma hora de distância de aeroportos capazes de receber aeronaves com, pelo menos, 120 passageiros.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- FIFA define datas da Copa do Mundo de 2027 no Brasil
- Netflix transmitirá Copa do Mundo Feminina no Brasil
Inscrições
Os interessados devem solicitar o formulário de inscrição pelo e-mail [email protected]. As propostas enviadas serão submetidas a uma análise técnica, podendo ser avaliadas por meio de visitas de inspeção realizadas pela FIFA. A confederação reforça que os candidatos precisam garantir a disponibilidade dos campos e da infraestrutura hoteleira, além do apoio dos órgãos governamentais locais.
Quer mais notícias de esporte? Acesse nosso canal no WhatsApp
Os centros de treinamento escolhidos serão a "casa" das seleções durante a competição. Em 2027, o torneio contará com a participação de 32 equipes, e a escolha final dos locais de hospedagem será feita pelas próprias seleções, que indicarão suas preferências à FIFA. Esses centros deverão estar disponíveis para uso exclusivo das equipes participantes por aproximadamente 45 dias, abrangendo todo o período da competição. A abertura da Copa está marcada para o dia 24 de junho de 2027.
Primeira Copa do Mundo Feminina na América do Sul
A edição de 2027 será a décima do principal torneio de seleções do futebol feminino e a primeira realizada na América do Sul. Como país-sede, o Brasil já tem vaga garantida na competição. Outras três vagas serão disputadas entre os nove países restantes da Conmebol. Esta também será a segunda edição da Copa com 32 seleções, mantendo o formato implementado em 2023, quando a Espanha conquistou o título.
A escolha do Brasil como país-sede foi anunciada em maio de 2024, após eleição realizada durante o Congresso da FIFA em Bangkok, na Tailândia. A candidatura brasileira superou a proposta conjunta de Alemanha, Holanda e Bélgica, vencendo por 119 votos a 78.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar