plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BRIGA PELO PODER

Ednaldo Rodrigues vai ao STF para derrubar eleição na CBF

Ednaldo Rodrigues pede ao STF anulação da eleição da CBF, alegando risco institucional e intervenção ilegal.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ednaldo Rodrigues vai ao STF para derrubar eleição na CBF camera Ednaldo tenta cancelar eleições do dia 25 de maio | Rafael Ribeiro / CBF

Afastado da presidência da CBF, Ednaldo Rodrigues pediu ao ministro Gilmar Mendes, do STF, a anulação da eleição convocada pelo interventor Fernando Sarney para ocorrer no próximo dia 25.

Ednaldo quer derrubar o pleito ao justificar "risco institucional". O agora ex-presidente cita uma votação do Supremo prevista para ocorrer no dia 28 de maio que julgará a validade da eleição de 2022, que o manteve no poder.

Conteúdo Relacionado:

Ele ainda classificou seu afastamento como uma "intervenção ilegal e ilegítima". O pedido foi assinado pelo escritório do advogado Gamil Foppel.

"Caso esta Suprema Corte reconheça a higidez do acordo homologado nos autos e a legitimidade da Assembleia Geral da CBF, os efeitos práticos da convocação eleitoral promovida por Fernando Sarney serão imediatamente esvaziados, com o consequente reestabelecimento da diretoria eleita em 2022

O risco institucional é evidente. A permanência do atual cronograma pode implicar a instalação de um quadro de duplicidade de mandatos e disputas paralelas pela presidência da entidade, o que comprometeria a governança do futebol brasileiro", afirma a defesa de Ednaldo.

Ednaldo também pediu a suspensão da decisão de seu afastamento e que o STF derrube Sarney do cargo de interventor, alegando o artigo 64 do estatuto da CBF, sugerindo Hélio Menezes, diretor mais velho da entidade, para assumir o posto interinamente.

Situação nada boa para o ex-mandatário
📷 Situação nada boa para o ex-mandatário |Rafael Ribeiro / CBF

MUDANÇA NO RITO

Nesta sexta, os advogados de Ednaldo corrigiram um rito processual feito nesta quinta-feira (15).

Horas após ser deposto, Gamil Föppel entrou com recurso em prol de Ednaldo. Mas ainda se diz ser a CBF no processo.

Os responsáveis pela intervenção se questionaram nos bastidores: se Ednaldo estava afastado, não poderia ter usado a CBF para recorrer.

Nesta sexta-feira (16), ele corrigiu a rota. Entrou com pedido para que Gilmar Mendes o aceite como terceiro interessado no processo que tramita no STF e reforçou o pedido para barrar a intervenção e a eleição na CBF.

Band Jornalismo
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias