plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
RACHA

Flamengo se opõe a mudanças com o novo calendário da CBF

Flamengo critica mudanças no calendário da CBF, destacando desrespeito à integridade do futebol brasileiro e a falta de diálogo nas decisões.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Flamengo se opõe a mudanças com o novo calendário da CBF camera Uma nota divulgada pelo clube expõe um racha com a entidade e cobranças para reconsiderações quanto às mudanças | (Gilvan de Souza / CRF)

O Flamengo, que já tinha demonstrado descontentamento com a mudança do calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), oficializou sua posição na noite desta segunda-feira, após golear o Vitória pelo Brasileirão. Uma nota divulgada pelo clube expõe um racha com a entidade e cobranças para reconsiderações quanto às mudanças.

O presidente da CBF, Samir Xaud, havia comentado as novidades em entrevista a jornalistas na cerimônia de convocação da seleção brasileira, na tarde desta segunda-feira, no Rio. A explicação não foi suficiente para evitar a publicação flamenguista. “Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no formato de pontos corridos, a integridade da tabela sempre foi preservada, com ajustes pontuais apenas em situações excepcionais”, explanou o clube.

CONTEÚDO RELACIONADO

“Em mais de duas décadas, jamais houve alteração de tamanha magnitude com a competição em andamento. A decisão demonstra pouco apreço pela organização que o futebol brasileiro exige, desrespeitando atletas, clubes, torcedores, patrocinadores, detentores de direitos de transmissão e toda a indústria do esporte”, concluiu.

Palmeiras e São Paulo elogiaram a proposta. A entidade inverteu datas do Brasileirão e da Copa do Brasil, permitindo finalizar a competição de pontos corridos no dia 7 de dezembro. Assim, o torneio de mata-mata terá sua reta final disputada no último mês do ano, após o fim do Campeonato Brasileiro.

Inicialmente, o Brasileirão seria finalizado somente no dia 21 de dezembro, o que afetaria diretamente as férias dos jogadores, a pré-temporada seguinte a própria temporada 2026, que já seria marcada naturalmente por ajustes em razão da Copa do Mundo, nos Estados Unidos, México e Canadá.

“O favorecimento é para o futebol brasileiro. Temos de tomar decisões importantes e vimos uma oportunidade de ajustar as datas”, justificou Xaud, que continuou: “Recebi vários apoios de outros clubes, da imprensa como um todo. Estou aqui para melhor o calendário, que não começou na minha gestão. Estamos batendo cabeça, vocês estão cansados de saber que é um calendário cheio. Nós precisávamos tomar uma decisão e acredito que foi a mais correta”.

COBRANÇAS DO FLAMENGO

O Flamengo enfatizou que as mudanças foram feitas de forma “unilateral” e argumentou que o momento para definição das datas era o Conselho Técnico, realizado em março de 2025.

“O fato de o Torneio Intercontinental de Clubes estar programado para dezembro de 2025 já era de conhecimento da CBF desde fevereiro, quando foi anunciado o calendário do ano. Portanto, não há qualquer novidade que justifique a medida adotada. No Conselho Técnico da Série A, em março deste ano, foi o próprio Flamengo quem levantou esta questão, sem que houvesse nenhuma sugestão ou solução apresentada pela CBF naquele que era o fórum adequado para tais medidas”, diz um trecho da nota do clube.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias