O Mirassol saiu de São Januário com um resultado histórico. A equipe paulista suportou a pressão do Vasco, aproveitou melhor as chances e venceu por 2 a 0 nesta terça-feira, 2, em duelo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols de Renato Marques e Carlos Eduardo colocaram o clube diretamente na fase de grupos da Libertadores de 2026 em sua primeira participação na Série A.
Com o triunfo, o time comandado por Rafael Guanaes atingiu 66 pontos, subiu para a quarta posição e já não pode mais ser ultrapassado por Botafogo e Fluminense na disputa por vaga continental. O Vasco, por outro lado, desperdiçou a oportunidade de entrar provisoriamente no G8. O Cruzmaltino continua com 45 pontos, em 11º lugar, e dependerá dos tropeços de rivais diretos para não ter de contar com o título da Copa do Brasil caso queira disputar a Libertadores.
As duas equipes voltam a atuar no domingo, às 16h no horário de Brasília, pela rodada final do Brasileirão. O Vasco enfrenta o Atlético Mineiro fora de casa, enquanto o Mirassol encerrará sua campanha diante do Flamengo.
HISTÓRICO EM ANO ESPECIAL
Em seu ano centenário, o Mirassol protagonizou uma campanha surpreendente na elite do futebol brasileiro. O resultado no Rio de Janeiro assegurou a vaga direta na principal competição do continente, feito que emocionou o técnico Rafael Guanaes, que chorou à beira do campo após o apito final. Invicto como mandante, o clube ainda tentará concluir o campeonato sem derrota em casa ao receber o Flamengo.
COMO A PARTIDA SE DESENVOLVEU
O jogo começou com ritmo intenso. A forte chuva que antecedeu o duelo deixou o gramado pesado e com pequenas poças, o que exigiu adaptação das duas equipes. O Mirassol sentiu a ausência de Reinaldo, artilheiro do time, que ficou fora após sentir um edema no calcanhar direito durante o aquecimento.
O time visitante teve mais posse no primeiro terço da etapa inicial, mas o Vasco equilibrou e criou a principal chance do período quando Rayan obrigou Walter a fazer boa defesa. Depois dos 30 minutos, as oportunidades diminuíram e as faltas passaram a travar o ritmo do jogo.
No segundo tempo, o Vasco voltou com mais intensidade e criou três chances seguidas. Em uma delas, Lucas Piton dividiu com Guilherme, sentiu o joelho esquerdo e deixou o campo chorando. O ritmo caiu após a lesão, e o Mirassol aproveitou o momento. Em seu primeiro ataque mais perigoso na etapa complementar, Renato Marques recebeu ótimo passe de Carlos Eduardo e bateu de primeira para abrir o placar aos 24 minutos. A equipe paulista resistiu à pressão e ampliou nos acréscimos com Carlos Eduardo, que arrancou em contra-ataque, deixou Léo Jardim para trás e empurrou para o gol vazio.
GOLS E LANCES IMPORTANTES
Ainda no início, Léo Jardim quase se complicou ao segurar demais a bola e ser pressionado por Negueba. O chute do goleiro bateu no atacante e subiu, mas o camisa 1 recuperou a tempo. Logo depois, Walter precisou fazer grande defesa em finalização de Rayan e chegou a sentir o ombro antes de continuar no jogo.
Renato Marques tentou uma bicicleta após dominar no peito, mas o arremate saiu fraco. Minutos mais tarde, o próprio Mirassol viveu susto semelhante ao do Vasco quando Walter entregou a bola para João Victor, que chutou em cima de Coutinho. A bola ganhou efeito e quase entrou, mas o goleiro conseguiu se recuperar.
O atacante do Mirassol ainda desperdiçou outras duas boas chances antes do intervalo. Já no início da etapa final, Andrés Gómez e Rayan levaram perigo e Coutinho tentou de longe, mas Walter apareceu bem nas três finalizações. O goleiro fez outra boa defesa ao desviar chute forte de Paulo Henrique com a ponta dos dedos.
A partida seguiu movimentada até o fim. David finalizou com perigo após ajeitada de Vegetti, mas mandou para fora. Nos acréscimos, Carlos Eduardo fechou o placar ao vencer Robert Renan na velocidade e confirmar o resultado que garantiu o Mirassol na Libertadores.
Ficha Técnica:
VASCO
Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton (Puma Rodríguez); Cauan Barros, Thiago Mendes (Tchê Tchê) e Philippe Coutinho; Andrés Gómez (Vegetti), Nuno Moreira (David) e Rayan. T.: Fernando Diniz.
MIRASSOL
Walter; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Felipe Jonatan; Neto Moura (Yago Felipe) , Danielzinho e Shaylon (Guilherme); Negueba (Luiz Otávio), Alesson (Carlos Eduardo) e Renato Marques (Cristian). T.: Rafael Guanaes.
- Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
- Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
- Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Leone Carvalho Rocha (GO)VAR: Rafael Traci (SC)Gol: Renato Marques (24'/2ºT), Carlos Eduardo (46'/2ºT) (MIR)
- Cartões amarelos: Carlos Cuesta e Nuno Moreira (VAS); Lucas Ramon, Neto Moura e Renato Marques (MIR)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar