Apagado no clássico contra o Palmeiras, na rodada anterior do Campeonato Paulista, Lucas volta a campo hoje para mostrar serviço a Mano Menezes. Aos 18 anos, a nova joia do São Paulo ganhou do técnico a primeira convocação para a seleção brasileira principal. Às 18h30, contra o São Caetano, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, o meia quer provar que a badalação recente não afetou seu futebol.
Lucas tem o respaldo de Paulo César Carpegiani. O técnico são-paulino assegura que o novo status não mexeu com a cabeça do garoto. “Ele está com a mesma motivação de quando atuava pela seleção sub-20. Não mudou uma vírgula no comportamento”, disse Carpegiani. “É da índole dele, já nasceu com isso. Tenho dito para ele encarar isso (a convocação) com aceitação. Ele está naquele time seleto, mas tem de ser algo natural”.
O técnico admite que a condição de “jogador de seleção” deve acirrar ainda mais a marcação sobre o jovem, que já recebeu atenção especial no clássico do último domingo no Morumbi. “Atenção (maior) é natural, tenho conversado com ele. Pela velocidade que tem, é difícil fazer marcação especial, mas ele tem de saber sair dela”, afirmou. O próprio Lucas admitiu na última quinta, pouco após ser convocado, que espera mais pressão em campo. “A cobrança aumenta, o adversário olha de forma diferente, mas para mim não muda nada”.
Segundo Carpegiani, o segredo para que Lucas mantenha a boa fase que o levou à seleção é evitar cair na armadilha de tentar ser o fator decisivo a cada lance. “Talvez passe pela cabeça de algumas pessoas que ele tenha de ser diferenciado sempre, mas, quanto mais simples ele for, mais difícil fica para o adversário Ele tem de simplificar ainda mais e esperar o momento certo de fazer o grande lance”.
No ABC, o São Paulo não terá a dupla de zaga Alex Silva e Miranda, suspensos, além de Carlinhos Paraíba e Fernandinho, lesionados. Rivaldo voltou a sentir a coxa e também está fora. Com tantos desfalques, Carpegiani vai testar jovens como o atacante Willian José, de 19 anos, titular do Brasil sub-20 no Sul-Americano. “Uso o exemplo do Lucas, que entrou no time e se escalou. Hoje não dá para tirá-lo do time”, afirmou o treinador.
Willian marcou em sua estreia, na vitória sobre o Bragantino (4 a 0), e neste sábado inicia como titular pela primeira vez. Além dele, jogam o zagueiro Luiz Eduardo, de 20 anos, e o volante Casemiro, de 19. (AE)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar