plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ESPORTE BRASIL

Botafogo vira contra o Flu e dorme no G-4

O Botafogo segue firme na disputa por um lugar no topo da tabela. Neste sábado, o Alvinegro bateu o Fluminense no “Clássico Vovô” por 2 a 1, de virada, no Engenhão, e assumiu a terceira colocação do Brasileiro. O time de Caio Júnior chega aos 34 pontos, e

twitter Google News

O Botafogo segue firme na disputa por um lugar no topo da tabela. Neste sábado, o Alvinegro bateu o Fluminense no “Clássico Vovô” por 2 a 1, de virada, no Engenhão, e assumiu a terceira colocação do Brasileiro. O time de Caio Júnior chega aos 34 pontos, empatado com São Paulo (4º) e Vasco (5º), mas com vantagem no saldo de gols. A equipe agora vai passar o domingo ‘secando’ os adversários na tabela para não deixar o posto no G-4 e colar ainda mais nos líderes.

Já o Fluminense segue com sua campanha irregular, sem conseguir engrenar. O time de Abel Braga mantém os 25 pontos e perde uma posição, para o Coritiba, indo para o 10º lugar.

Todos os gols saíram no segundo tempo. Fred abriu o placar para o Tricolor aos 10 minutos, mas teve pouco tempo para comemorar. Logo aos 11, Elkeson deixou tudo igual. Pouco depois, Lucas completou a vitória aos 18.

O jogo

Antes do início da partida, Souza definiu bem qual seria o espírito da disputa no primeiro tempo: matar ou morrer. Afinal, era a chance de reabilitação no Brasileirão para um, e a oportunidade de encostar na liderança para o outro. Mas o nervosismo das equipes precisava ser tão grande? Que o diga o supercílio de Fábio Ferreira, rasgado pela cotovelada de Fred.

Apesar da maior posse de bola, o tenso Fluminense errava passes demais, o que impossibilitava a criação de boas jogadas e dava ao Botafogo o necessário para ser o time mais perigoso, principalmente com Elkeson e Loco Abreu. Vide as chances que ambos tiveram dentro da grande área adversária.

Os esquemas táticos montados por Abel Braga e Caio Junior eram semelhantes, com dois meias e dois volantes. A diferença era na frente, já que o alvinegro contava com Herrera, atacante de maior movimentação. Enquanto isso, o tricolor tinha Fred voltando e quebrando o galho para o também centroavante Rafael Moura.

Com Cortês travando um duelo muito travado com Mariano, o Botafogo tinha de insistir pela direita. A alternativa se mostrou interessante, por conta da fraca marcação de Carlinhos e da inexistência de uma cobertura ao lateral-esquerdo - Edinho e Diogo ficaram muito centralizados no campo.

Nos últimos 15 minutos, o Fluminense resolveu arriscar e avançar mais seus laterais, o que deu certo até certo ponto. Apesar de algumas oportunidades, o time de Abelão foi igual ao de Caio Junior e tampouco conseguiu balançar as redes, num primeiro tempo que, paradoxalmente, ficou mais emocionante com a queda gradativa de qualidade (leia-se aqui os vacilos das defesas).

Fogão sofre gol, mas reage rapidamente

A agitação dos momentos antes do intervalo não demorou muito para se transformar em gols no segundo tempo. Após uma alternância de lances para cada um, o Tricolor teve um escanteio a seu favor. E bola aérea, é com esse time mesmo. Ainda mais quando Herrera se perde na marcação de Fred e deixa o capitão do Flu livre para abrir o placar, de cabeça.

Pena que no minuto seguinte Elkeson mostraria sua já conhecida importância para o Botafogo. O meia ganhou a disputa com o Márcio Rosário, avançou, se livrou de Gum com extrema facilidade e bateu no canto de Diego Cavalieri. Foi o oitavo gol do jogador no Campeonato Brasileiro.

Com o apoio de sua torcida, em maioria no Engenhão, o Botafogo foi atrás da virada e conseguiu. Em rápido contra-ataque puxado por Loco Abreu, Lucas recebeu do uruguaio, pelo lado direito - o mais frágil da defesa do Flu - e chutou cruzado, mudando o placar para 2 a 1.

Abel Braga colocou Martinuccio para aumentar seu poder ofensivo justamente pelo lado de Lucas, mas a verdade foi que o time sentiu o segundo gol alvinegro como um chute de Anderson Silva, astro brasileiro de MMA que lutará na noite deste sábado no UFC Rio. Desnorteado, o Tricolor passou a errar cada vez mais e chegava ao ataque desorganizadamente.

Precavido, o Botafogo recuou um pouco suas linhas e decidiu apostar somente nos contra-ataques. O terceiro gol quase veio em alguns deles, como no lindamente costurado por Elkeson. Mas como já diz o técnico Carlos Alberto Parreira, o gol é apenas um detalhe. O importante é a vitória, e foi justamente isso o que o Glorioso conseguiu.(Band)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!