Duas vitórias e duas derrotas em quatro partidas não é exatamente o balanço dos sonhos para um técnico da seleção brasileira, mas Mano Menezes tem motivos para ficar satisfeito com o que viu seu time sub-23, reforçado por alguns jogadores acima dessa idade, fazer nos claros triunfos sobre Dinamarca e EUA e nos tropeços diante de México e Argentina.
Não apenas porque a equipe mostrou um futebol de alto nível (com exceção do duelo contra os mexicanos), mas também porque não foram poucos os jogadores que desabrocharam e mostraram que podem brilhar na Olimpíada e, mais tarde, brigar por espaço na seleção principal.
Não há dúvidas de que o jogador que mais ganhou pontos com Mano Menezes nesses amistosos foi Oscar. O meia do Internacional, que quase não foi convocado porque ficou muito tempo sem jogar por causa da disputa jurídica com o São Paulo, foi titular em todos os jogos e exibiu um futebol de alta classe, com muita criatividade e passes preciosos, e ainda fez um belo gol contra a Argentina.
Seu sucesso foi tão grande que ele não apenas garantiu seu lugar na Olimpíada como se tornou forte candidato a ser titular em Londres, mandando Paulo Henrique Ganso para o banco de reservas. É possível que os dois joguem juntos, mas as chances não são grandes.
Outro que se deu bem na excursão foi o goleiro Rafael. Ele foi titular nas três partidas em que fez parte do grupo e se saiu muito bem. A menos em caso de acidente de percurso, será titular na Olimpíada.
Se alguns jogadores subiram no conceito de Mano Menezes, é natural que alguns tenham caído. Um deles é o lateral-direito Danilo, que começou a excursão como titular e a terminou como reserva. Leandro Damião foi outro que decepcionou o treinador.
Marcelo e Hulk são os favoritos
Mano Menezes já anunciou que o zagueiro Thiago Silva será um dos jogadores com mais de 23 anos nos Jogos Olímpicos e agora precisa escolher os outros dois. A ideia inicial do treinador era levar apenas atletas de defesa, mas Hulk se firmou como titular na excursão pela Alemanha e pelos Estados Unidos e isso embaralhou as cartas.
A julgar pelos quatro amistosos, Marcelo e Hulk serão os outros “veteranos” nos Jogos. Isso porque eles foram titulares em todas as partidas e, como a equipe funcionou muito bem na maior parte do tempo, é possível que Mano Menezes decida não mexer no que está dando certo.
Os jogadores que podem “roubar” o lugar de Marcelo e Hulk são Daniel Alves e David Luiz. O lateral-direito do Barcelona perdeu espaço por não ter participado da excursão, já que se recupera de uma fratura na clavícula direita, mas nem por isso foi descartado. E o zagueiro do Chelsea ganhou muitos pontos com Mano Menezes por ter aceitado participar da excursão mesmo sem ter condições de jogar. Além disso, o técnico se sentiria mais seguro com uma zaga formada por Thiago e David em Londres.
(Agência Estado)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar