
O episódio do roubo da Taça Jules Rimet, conquistada pela seleção brasileira na Copa de 1970, no México completa 36 anos, nesta quinta-feira (19). Mas o que ninguém tem conhecimento é que um time paraense posou ao lado do troféu mais cobiçado do futebol mundial.
Após a conquista da seleção brasileira na Copa de 1970, a taça percorreu várias cidades brasileiras, inclusive Santarém, no oeste paraense, onde foi recebida com festa.
O troféu desfilou em carro aberto pela cidade, mas algo inusitado aconteceu naquele ensolarado mês de dezembro de 1970: o São Francisco, time da cidade desfilou ao lado do troféu da Copa do Mundo, algo que nos dias atuais não é permitido.
Naquela época não era restrito tocar o troféu como hoje, onde os chefes de estado e jogadores campeões mundiais tem o direito de ter o troféu FIFA em mãos: naquele momento, crianças com luvas exibiam o troféu da Copa para os santarenos.
Além de Santarém, Belém recebeu a visita da taça, que anos mais tarde seria derretida em ouro, através de um bando com três brasileiros e um argentino.
A peça pesava cerca de quatro quilos, com 3,8 kg de ouro puro já foi dada como perdida durante a segunda guerra Mundial e roubada durante o Mundial de 66, mas foi recuperada graças a um cachorro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar