O ano de 2019 parecia ser promissor e de recomeço para o Paysandu, mas o time bicolor passou o ano em branco com títulos, com direito a duas derrotas bastante dolorosas para a torcida bicolor, que teve poucas alegrias para comemorar este ano. O desempenho do Papão é o assunto da retrospectiva 2019 do DOL.
A temporada iniciou com mudanças no clube, a começar pela presidência: Ricardo Gluck Paul assumiu o Paysandu no lugar de Tony Couceiro e montou um elenco duvidoso, mesmo com a permanência de João Brigatti, treinador que teve bom aproveitamento no ano anterior no clube.
A primeira impressão foi positiva: 4 a 1 em cima do São Francisco e com inicio arrasador no Parazão, o Paysandu conseguiu bons resultados na competição, inclusive uma vitória de 3 a 0 em cima do Remo no primeiro Re-Pa do ano.
Mas nos bastidores, o clima não estava dos melhores e surpreendentemente, o clube demite João Brigatti e aposta em Leo Condé e o resultado foi a eliminação dentro da Curuzu para o Independente de Tucuruí, o que deixou o Papão de fora da decisão do Campeonato Paraense.
Logo em seguida, o Paysandu iniciou seu caminho na Série C e começou com duas vitórias, sendo uma delas fora de casa, porém o time amargou derrotas para Juventude-RS e Boa Esporte-MG, o que custou o emprego de Leo Condé.
Em seguida veio a Copa do Brasil e mesmo dando trabalho, o Paysandu parou no Internacional-RS, com derrotas em Porto Alegre (RS) e Belém, sendo a última já diante do novo treinador: Hélio dos Anjos, que voltava ao clube após 17 anos.
Com empates, o Paysandu vinha mostrando reações e atuações que começavam a agradar o torcedor bicolor, que voltou a ficar em lua de mel com o clube no meio do ano: com gol de Anderson Uchoa, o Papão voltou a vencer o rival pelo Campeonato Brasileiro.
Quase dois meses depois, um novo duelo com o rival valendo classificação. Antes do Leão, o Papão teve uma sequência de vitórias na reta final e o empate colocou o Paysandu entre os classificados para a próxima fase, com um gosto especial da torcida em eliminar o maior rival.
Em êxtase, o Paysandu foi para o mata-mata do acesso enfrentar o Náutico-PE e após um 0 a 0 em casa, o Papão chegou a estar na Série B, mas um erro do árbitro Leandro Pedro Vuaden, em lance polêmico tirou o acesso bicolor, pois o Timbu venceu nos pênaltis após conquistar o empate nos acréscimos.
Restou para o Paysandu a Copa Verde e o time eliminou Nacional-AM e Bragantino, mas foi justamente o maior rival com que a Fiel voltou a sorrir: com a vitória por 3 a 1, o Papão chegou a mais uma final do torneio para tentar o tricampeonato.
Além do Cuiabá-MT, os bicolores enfrentaram outro adversário: foram 40 dias sem jogos e o primeiro jogo da final foi em novembro, onde o Papão venceu por 1 a 0, com gol de Nicolas.
Para o jogo final, tudo pronto: estádio lotado, festa da torcida e uma surpresa: no último lance, o Dourado marca o gol que leva para os pênaltis, onde o volante Caique Oliveira desperdiça a última cobrança e com Nicolas batendo na trave, o título da Copa Verde fica com o Cuiabá-MT, dentro do Mangueirão.
A Fiel espera comemorar títulos em 2020 e as emoções já começam no dia 20 de janeiro, onde o Paysandu abre sua temporada enfrentando o Itupiranga, pelo Campeonato Paraense.
A retrospectiva 2019 do DOL continua em pleno Natal, onde na quarta-feira (25) será a vez de relembrar como foi a temporada do Clube do Remo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar