Quando entrar em campo no Re-Pa de amanhã, o goleiro Paulo Ricardo completará dez jogos como titular desde que se tornou profissional, oito deles seguidos. É uma marca considerável para um jogador da base e em sua posição. Ele garante que o estranhamento da estreia já é coisa do passado e que passados quase oito anos de clube já o deixaram tarimbado para certos desafios, um deles é o clássico contra o maior rival.

“Jogo bem mais à vontade a cada dia que passa. Minha estreia para valer foi em um clássico e com torcida, o que conta muito. Essa fase de adaptação já passou”, confirmou Paulo Ricardo, que admite que ver jovens goleiros titulares em clubes grandes pelo Brasil é algo que motiva e inspira os garotos da base. “Ver goleiros jovens atuando é sempre uma inspiração, é saber que a oportunidade pode chegar a qualquer momento”.

Atualmente, o Paysandu tem oito jogadores da base no elenco, alguns deles jogando regularmente além de Paulo Ricardo, casos do lateral-esquerdo Diego Matos e o meia Alan Calbergue. Para o goleiro, o conhecimento por parte desses atletas do que é a instituição e, em especial, tudo o que ronda o clássico paraense dá a eles um entendimento diferenciado. São pessoas que cresceram com essa rivalidade.

“Desde a base a gente aprende que o clássico é muito importante, um campeonato à parte. A gente ouve e sente que não importa como os times estão na competição, é sempre um confronto muito importante e duro. Quem é da base convive com esse sentimento há tempos e sabe a importância do que é um Re-Pa”.

O que Paulo Ricardo garante é que todos na Curuzu mantêm o foco apenas no Re-Pa. De acordo com ele, a importância do confronto com o maior rival é tanta, mesmo com ambos já classificados, que somente no sábado à noite é que eles vão pensar nos próximos adversários. “Nosso pensamento é apenas no clássico. Pensamos jogo a jogo, independentemente de quem formos enfrentar, temos que nos focar apenas no Remo”, confirmou.

O goleiro aponta a concentração dentro do elenco como resposta para a pegada das rodadas anteriores, período de recuperação do Papão na Série C. “A gente tem que manter essa consistência. Nossa concentração tem sido muito forte e acho que o caminho é esse”, finalizou Paulo Ricardo.

Paulo é titular no Papão há nove jogos Foto: Divulgação/ Ascom PSC

MAIS ACESSADAS