plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
93 ANOS!

Rádio Clube: A voz que fala e canta em todo Pará há 93 anos

Líder absoluta no “dial” paraense, a emissora caminha para o futuro mantendo o que sempre fez sucesso entre os ouvintes, no jornalismo, esporte e entretenimento. Agora, se prepara para chegar nas ondas FM

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Rádio Clube: A voz que fala e canta em todo Pará há 93 anos camera Equipe de jornalistas da rádio sempre a postos para levar aos ouvintes as notícias com agilidade e precisão no dia a dia | Ricardo Amanajás.

Líder inconteste de audiência a quase 3 décadas consecutivas, a Rádio Clube do Pará completa hoje 93 anos e caminha a passos largos para seu centenário, mantendo a pegada de emissora moderna, antenada com os principais assuntos do Pará, do Brasil e do mundo. E o principal: servindo de vetor de um jornalismo de primeira qualidade, sendo porta-voz para seus milhões de ouvintes.

A Rádio Clube do Pará surgiu 5 anos depois da abertura da primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923. A transmissão inaugural ocorreu em 22 de abril de 1928, sob o comando dos pioneiros Roberto Camelier, Eriberto Pio e Edgar Proença. Como as primeiras do Brasil, a emissora surgiu na forma de uma associação, um clube de amigos empolgados com a novidade, daí o nome “Rádio Clube”.

Camilo Centeno, vice-presidente do grupo RBA, lembra da dificuldade que a rádio enfrentou no início com a defasagem tecnológica, troca de espaço físico para adequar as necessidades e preparação de toda a equipe. “É uma rádio de sucesso, que tem a cara do Pará e dos paraenses, que se identifica com os nossos ouvintes. Já se incorporou à história do nosso Estado. Nesses mais de 90 anos a rádio transmitiu os principais fatos do Pará e do país, como eleições, grandes eventos e conquistas esportivas, sempre com a informação em cima do lance”, lembra Centeno.

A Rádio Clube, ressalta Camilo, tem uma identidade e chega a todo o Estado através das ondas médias ou curtas. “A Clube é líder disparada em audiência, sempre mantendo o foco no jornalismo e na prestação de serviço, alavancada pela força do esporte”, cita.

Com a chegada da pandemia e o distanciamento social, Centeno lembra que a população se viu obrigada a ficar em casa e conta cada vez mais com força dos veículos de Comunicação para se informar. “A Clube é a única rádio que cobre praticamente todo o Estado do Pará pelas ondas Média e Tropical”, lembra.

A emissora aguarda a autorização do Ministério das Comunicações para que possa transmitir através do sinal FM, o que tornará a emissora ainda mais moderna, sem perder a sua identidade e a forma como se comunica com a população. “É preciso acompanhar a evolução tecnológica. São 4 gerações em 90 anos com liderança absoluta. Somos a maior emissora AM do Brasil, proporcionalmente falando. Esse sucesso todo é graças aos nossos milhões de ouvintes que nos prestigiam sempre”, ressalta.

LIGA NA CLUBE

Nonato Cavalcante, diretor de Jornalismo e Programação da rádio, relembra que a Clube passou a integrar a RBA em 1994. A partir de 1995 começaram os investimentos na contratação de profissionais renomados para alicerçar a programação, disputando efetivamente a audiência. “São 27 anos consecutivos de liderança absoluta no segmento AM, de ponta a ponta, de segunda a domingo, em toda a programação, baseada no tripé esporte, jornalismo e entretenimento. Todas as outras reunidas não conseguem ter um terço da nossa audiência. Isso se reflete em nosso slogan: Aconteceu, Liga na Clube !”, ressalta.

Ele lembra que existem programas na rádio que mantêm o pico quase total de audiência. “O Programa Clube da Manhã, por exemplo, que eu apresento das 7h às 9h todos os dias, possui 82% de audiência com picos de 95%”. A Rádio Clube também está em todas as redes sociais com destaque para o Whatsapp. “O ouvinte liga para o nosso número e a mensagem de voz ou texto é apresentada minutos depois nos programas. As reclamações entram ao vivo e isso aumenta a identificação da rádio com o ouvinte”, justifica.

Igor Oliveira, Operador.
📷 Igor Oliveira, Operador. |Ricardo Amanajás

HISTÓRIA

l Nos primeiros anos, o funcionamento da Rádio era precário. Mesmo assim, ela já atingia municípios do interior. Quando o transmissor resistia bem, a Rádio ficava até uma hora no ar. Às vezes passava uma semana inteira em conserto, mas a persistência dos desbravadores foi maior do que as dificuldades. Camelier, Pio e Proença sabiam que a Rádio tinha nascido para o entretenimento, mas tinham consciência de seu potencial de prestação de serviços. Com o passar do tempo a programação se estabilizou.

Os primeiros prefixo e slogan foram PRAF – A voz do Pará. Na primeira metade da década de 30, muda o prefixo e Edgar Proença cunha o slogan pelo qual a Rádio ficaria conhecida em toda a Amazônia: PRC5 – A voz que fala e canta para a planície. De tão forte e presente na memória do povo, a marca PRC5 foi incorporada à razão social da emissora, depois que ela mudou novamente o prefixo por força de legislação. O nome atual é Rádio Clube do Pará PRC5 Ltda., com o prefixo 690 kHz.

O esporte foi prioridade para a Clube desde o início, por causa da paixão de Edgar Proença pelo futebol. A Clube foi a primeira emissora do Norte a transmitir uma partida de futebol, em 1935, jogo narrado pelo próprio Edgar Proença. No Brasil, a primeira transmissão tinha ocorrido em 1932.

A Rádio foi também a primeira emissora do Norte a transmitir uma partida de Copa do Mundo, a final de 1950, no Rio de Janeiro, contra o Uruguai. A narração ficou a cargo de Edyr Proença, filho de Edgar Proença. O primeiro programa foi o Cartaz Esportivo, criado em 1939, e que ainda hoje está no ar.

Em 1937, a Rádio Clube teve sua primeira sede própria construída, era a Aldeia do Rádio, no Jurunas, que atraía centenas de ouvintes. Em 1954, o edifício Palácio do Rádio foi construído especialmente para abrigar a Rádio. Até 1954, a Rádio Clube não possuía concorrência. Os tempos áureos prosseguiram até a década de 60, quando a TV chegou ao Pará. As décadas de 40 e 50 foram as mais gloriosas para a rádio, assim como em todo o Brasil. Era o tempo dos programas de auditório, do rádio-teatro e das radionovelas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Pará

    Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias