plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MOVIMENTO NA CBF

Unificação pode declarar título do Nordeste ao Clube do Remo

Clubes abrem processo de unificar títulos da Copa do Nordeste e Remo pode ser beneficiado

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Unificação pode declarar título do Nordeste ao Clube do Remo camera CBF já foi consultada sobre o caso | Divulgação / CBF

Depois de ter o ranking reformulado de clubes em 2009 com mudanças no futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode promover novas mudanças no futebol nacional e isso pode beneficiar o Clube do Remo.

Isso porque a CBF poderá realizar a unificação de títulos da Copa do Nordeste desde os anos 50 com a realização de vários torneios até os anos 70, o que pode dar ao clube azulino o título de campeão do Nordestão de 1971., torneio realizado pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD - antiga CBF).

O movimento é liderado por Náutico-PE, Vitória-BA e Ceará-CE, que foram campeões de antigas edições da Copa Norte-Nordeste, onde na época se realizava a Taça Brasil, onde o campeão das regiões Norte e Nordeste enfrentava o campeão das regiões sul e sudeste, molde que funciona atualmente em torneios esportivos nos EUA como a NBA e a NFL por meio de conferências.

Caso a competição seja reconhecida pela CBF, alguns clubes que disputaram a final da extinta Copa Norte-Nordeste e que foram campeões podem ser declarados como campeão do Nordeste, fato este que aconteceu com as extintas competições como a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, onde Santos, Bahia, Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense foram reconhecidos como campeões nacionais.

Procurado pela reportagem do portal DOL, o presidente do Náutico-PE, Edno Melo confirma o interesse pelo reconhecimento e disse que houve uma consulta sobre o caso com os dirigentes da CBF.

“Houve uma consulta minha e do presidente do Vitória sobre o reconhecimento destas conquistas. Falamos com o presidente da CBF, Rogério Caboclo informalmente sobre o caso, mas foi apenas uma consulta”, ressaltou.

Edno falou ainda sobre o caso de outros clubes terem o título reconhecido pela CBF, assim como o Remo ingressar neste movimento. “Ajuda sim. Inclusive, o Remo pode ter reconhecido títulos como a Copa Norte, torneio que conquistamos nos anos 60. Tudo será por meio de documentos da época e caberá a CBF falar sobre o assunto”.

O historiador e torcedor do Clube do Remo, Orlando Ruffeil destacou que o clube pode sim entrar com pedido de reconhecimento ao lado de outras agremiações. “É possível sim. Estamos providenciando isso”, afirma.

Unificação pode declarar título do Nordeste ao Clube do Remo
📷 |Reprodução

Nos anos 60, o Leão conquistou a Copa Norte por duas vezes (1968 e 69) e chegou a disputar as finais da mesma competição, mas acabou derrotado na final. Já em 1971 foi campeão do Norte e conquistou o título Norte-Nordeste contra o Itabaiana-SE, em uma melhor de três jogos.

O presidente do Clube do Remo, Fábio Bentes foi procurado pela reportagem sobre o assunto, mas não atendeu as ligações.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Pará

    Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias