A história é escrita para ser eternizada na alma, no coração e na memória de uma torcida apaixonada e acostumada a títulos, mas a relação do Paysandu com o futebol nacional teve início há exatamente 30 anos, algo que não será esquecida pela torcida bicolor.

DOL Rádio Esporte homenageia o Paysandu campeão brasileiro de 91. Ouça

Nesta quarta-feira (26), a torcida do Paysandu celebra os 30 anos do primeiro título brasileiro de sua história, a icônica campanha no Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão de 1991, que até hoje é bastante lembrado para quem viveu aquela época.

Foram 22 jogos com 15 vitórias, dois empates e cinco derrotas, com 26 gols marcados e 11 sofridos. Com estes números, o time do então treinador na época Joel Martins fez história e faturou o primeiro título nacional do Paysandu na história.

Paysandu celebra 30 anos do título brasileiro da Série B
📷 |Reprodução / Paysandu SC

A conquista não sai da cabeça dos torcedores e dos jogadores que estavam naquela campanha, como Francisco Jorge Almeida Filho, ou simplesmente Jorginho Macapá, atacante que esteve em campo pelo Paysandu e lembra com carinho a vitoriosa campanha.

“Aquela equipe do Paysandu abriu as portas para fazer grandes campanhas como a Série B, Copa Norte e a Copa dos Campeões. Trabalhar naquele elenco foi excelente. Fizemos boas amizades, um elenco que tinha jogadores de qualidade que hoje dificilmente a gente vê por aqui na região norte”, relembra.

Jorginho confessa que seu jogo inesquecível naquela campanha foi contra o Clube do Remo, um clássico onde o Papão precisava de um empate para avançar a próxima fase e o gol veio nos pés dele.

“Tivemos jogos inesquecíveis contra o Americano-RJ na Curuzu, contra o ABC-RN que o alambrado caiu. Falo no particular que o clássico contra o Remo onde eu fiz o gol de empate e acabei classificando o Paysandu para a próxima fase foi especial”, recorda.

 

Macapá fala também com emoção da grande final contra o Guarani-SP, onde um lance em especial confirmou que aquele time ia fazer história. 

“O time do Guarani era muito qualificado como Biro-Biro, Edson Boaro e Volnei. Curioso que o Pedrinho salvou uma bola em cima da linha e ali foi o momento que tivemos certeza que o título seria nosso. Deus iluminou o Pedrinho por ter tirado aquela bola”, relembra o atacante que até comemora o título por outro motivo.

 

“Fato curioso que a gente estava focado nesse campeonato que a equipe foi campeão e foi depois das comemorações que tinha sido campeão brasileiro no dia do meu aniversário. Hoje é aniversário de título e tenho o prazer de dizer que faço aniversário junto com o Paysandu”, brinca o aniversariante do dia.

Para celebrar os 30 anos, o Paysandu lançou a sua segunda camisa baseada na camisa 2 do time campeão brasileiro de 1991 e promoveu o reencontro entre os jogadores campeões nacionais, com direito a homenagem da diretoria bicolor.

 

MAIS ACESSADAS