Quem aproveitou as praias do município de Salinópolis, na região do salgado paraense, no último final de semana e teve um olhar mais atento, observou um jovem com uma vestimenta atípica para um praiano. Vestindo um kimono e com determinação, Ilan Figueiredo foi a tão movimentada praia do Atalaia para vender chocolate e assim alimentar seu sonho de competir fora do estado.
Com apenas 10 anos e um currículo de invejar muita gente, Ilan Figueiredo, mais conhecido como Gasparzinho, aproveita a movimentação intensa das praias de sua terra natal no mês de julho para vender barras de chocolates e, assim, realizar o sonho de ser reconhecido internacionalmente como um grande lutador de Jiu-jitsu.
O pai, Ivaldo Figueiredo é ex-lutador de MMA e o grande incentivador. Em entrevista ao DOL, ele contou que faz o possível, e que tudo já foi muito difícil, apesar dos muitos resultados positivos do filho.
“Ele começou a treinar Jiu-Jitsu em um projeto na escola. Iniciou nas competições e foi derrotado nas três primeiras, mas não desistiu. Depois foi só vitória, por três anos. Eu comecei a treiná-lo. Não tínhamos tatame, foi em cima de um ‘encerado’ mesmo”, conta o pai.
Ilan treina, em média, 4 horas por dia, e segundo Ivaldo, a maior dificuldade é em manter a alimentação do jovem lutador. “A dificuldade maior é de ter um acompanhamento profissional relacionado a alimentação dele. Ele tem que ter uma dieta regrada com vegetais, sem muita besteira”, disse.
A venda na praia fica por conta do pai, o garoto é o “caixa”. “Ele é muito tímido, é o maior defeito dele. Eu abordo as pessoas e ele só guarda o dinheiro. Eu vendo na praia pra justamente pagar as competições dele, quando a gente consegue um bom dinheiro, a gente faz o possível para ir em todas.
Nas redes sociais, o jovem, assim que pode, publica suas conquistas, assim como faz propaganda do seu pequeno negócio ao lado do pai.
Entre os diversos títulos de Ilan estão o ‘Campeonato Mundial CBLP, na categoria GI e No GI, disputado em Fortaleza; campeão Harpia Mundi; Campeão Paraense; Bicampeão salinense; Tricampeão Super Extreme Fighter; campeão Open pela Paz, entre outros.
O próximo grande desejo do jovem atleta é o Norte Nordeste de Jiu-Jitsu, que será disputado nos dias 24 e 25 de julho no Maranhão.
AJUDE!
Quem quiser ajudar basta entrar em contato com Ivaldo através do telefone: 91 993414147, ou fazer um pix para o mesmo número.
VEJA MAIS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar