No confronto deste sábado (28) à noite, na Curuzu, o Paysandu recebe o Floresta-CE com amplo favoritismo por causa da situação de ambos na classificação do Grupo A da Série C. Enquanto o Papão está na parte de cima da tabela e é um dos times mais cotados a ficar com uma das vagas para a segunda fase, o Verdão da Vila está na parte de baixo e ainda corre risco de rebaixamento. Mas, os números podem ser frios e enganosos. O time paraense, de fato, está em uma situação muito melhor, mas o cearense deu mostras na rodada passada que ainda está bem vivo.
O Floresta venceu o Botafogo-PB por 2 a 1 em João Pessoa (PB), desbancando o então líder isolado do grupo. Foi uma surpresa e tanto para uma equipe que não sabia o que era vencer há seis jogos. Por outro lado, o Paysandu conseguiu um empate heroico diante do Volta Redonda-CE e voltou para casa com níveis altíssimos de motivação. Dos cinco jogos restantes na primeira fase, o Papão terá três na Curuzu e, se vencer a todos, estará matematicamente classificado para a fase seguinte. Levando-se em consideração que desde a chegada de Roberto Fonseca a equipe bicolor passou a ter 100% de aproveitamento em Belém, o otimismo só fez crescer.
- Paysandu encerra preparação para encarar o Floresta
- PA: eventos-testes e CBF são etapas para público em estádios
Com o fim da rodada anterior, o Paysandu passou a ser apontado pelo site de estatísticas esportivas Chance de Gol como o time do Grupo A com maiores chances de classificação, com 77,4% de probabilidade de seguir na disputa. É um índice maior que o primeiro e o segundo colocado, Manaus-AM e Botafogo-PB, respectivamente, mas o site especializado em probabilidades esportivas leva em consideração na análise o caminho que cada um terá até o fim da fase. O Gavião do Norte, por exemplo, é o líder do grupo, mas, entre os times do G4, é o que aparece com menos chances de se classificar.
O Paysandu deve ter apenas uma mudança em relação à formação titular que iniciou a partida diante do Voltaço. Lesionado, Diego Matos deve ficar de fora, abrindo espaço na lateral esquerda. Contratado há pouco mais de dois meses, Jefferson se machucou logo nos primeiros dias de Curuzu e ainda não teve oportunidade de estrear. Por estar totalmente recuperado e ser especialista na posição, ele tem grandes chances de vestir a camisa bicolor pela primeira vez. Quem corre por fora é Marcelo, lateral-direito que atuou improvisado pela esquerda, no último domingo.
Rival vem de vitória importante
A surpreendente vitória do Floresta sobre o Botafogo-PB, na rodada passada, acendeu o sinal de alerta na Curuzu. Se a torcida já está fazendo projeções em como será o quadrangular na próxima fase, os jogadores pregam cautela. “Os times que estão lá embaixo não são ruins, estão em momentos ruins. Com três pontos, o Floresta se afasta da zona. Nós sabemos da nossa responsabilidade”, confirmou o lateral Marcelo, que lembrou em como o Grupo A vem equilibrado desde o início da disputa. “O grupo está muito embolado e uma derrota faz qualquer um cair bastante. Por isso a atenção tem que ser dobrada para essas partidas finais”.
Atual dono da lateral direita, Leandro Silva garante que, dentro do elenco todos sabem das dificuldades que o time terá pela frente, mas que a obrigação é fazer o dever de casa. “Estamos jogando em nossos domínios e em casa a gente tem que ser forte, teremos que ser fatais. É muito importante ter essa sequência de vitórias”, disse. “Serão jogos difíceis. Um lado estará lutando pela classificação e o outro contra o rebaixamento. Serão jogos parelhos e teremos que entrar firmes e focados. Não será nada fácil, pois eles jogarão a vida aqui”, completou o defensor.
Já o técnico bicolor mostra confiança que seus comandados já assimilaram o modo que ele quer ver o time jogar, mas se esquiva de favoritismo. “Essas projeções são sempre números que mostram onde você pode chegar, são boas, mas temos que trabalhar jogo a jogo. Essa vitória do Floresta-CE, por exemplo, serviu para observar mais uma vez o adversário e para que a gente fique mais alerta para o jogo”, disse Roberto Fonseca.
PAULO ROBERTO
Uma das contratações do Paysandu para a Série C que mais chamou a atenção, o experiente volante Paulo Roberto demorou um pouco para ganhar espaço. Mas, desde que teve oportunidade de começar jogando, ele não saiu mais do time titular. Na véspera de mais um jogo importante, ele sabe muito bem que o Papão está com a “faca e o queijo nas mãos” para passar de fase.
“Foram dias muito proveitosos e chegamos preparados. Nós temos conversado bastante sobre a importância dos jogos dentro de casa. Queremos selar a classificação o quanto antes e para isso será preciso pontuar fora, também. Em todas as rodadas temos que pensar em fazer pontos”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar