Nos últimos anos, o Brasil acompanha o crescimento do número de pessoas que se declararam negras (pretas ou pardas). De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), negras e negros constituem mais da metade da população brasileira (50,7%). Dados mais recentes apontam que, em 2015, 53,9% das pessoas se declararam de cor ou raça preta ou parda.
Embora a população negra tenha experimentado um aumento relativo da renda média per capita superior ao da população branca, a desigualdade permanece expressiva. A distribuição racial da riqueza é incontestável, em 2014: nos 10% mais pobres, 76% eram pretos ou pardos e 22,8% brancos. Já no outro extremo da distribuição, isto é, no 1% com maiores rendimentos da população em 2014, 17,8% eram pretos ou pardos, contra 79% de brancos.
O Pará é um dos Estados com maiores proporções de negros no país: 76,7% dos habitantes se declaram pretos ou pardos, o que indica, por exemplo, que a maior parte das torcidas de clubes - como o Clube do Remo - é formada por negros e negras. Ainda assim, para o volante do Clube do Remo, Paulinho Curuá, a questão racial não é um dos principais problemas a serem debatidos no país.
Vídeo: Remo denuncia racismo contra Jefferson em MG
Cruzeiro pede desculpas a Jefferson e ao Clube do Remo
Após o episódio de injúria racial, sofrida pelo atacante Jefferson, do Remo, em Belo Horizonte – durante a vitória sobre o Cruzeiro, por 3 a 1 – torcedores trouxeram à tona uma postagem antiga de Paulinho Curuá, na qual o volante apresenta seus posicionamentos políticos.
A publicação, anterior às eleições de 2018, apontava que o racismo não é um verdadeiro problema a ser enfrentado no Brasil. “O seu voto vai escolher um presidente e não um pai. Eu preciso que ele [o presidente da República] resolva os problemas do meu país e não que me ensine valores”, dizia o texto.
O texto não é de autoria do jogador, mas ele expressa, abertamente, concordância com o conteúdo: “Tragam um Oscar para quem escreveu isso!”, postou o atleta. Após ter sido cobrado por torcedores a respeito de seu posicionamento, Paulinho Curuá excluiu a publicação.
A reportagem do DOL entrou em contato com a assessoria de imprensa do Clube do Remo, solicitando o posicionamento do clube a respeito da publicação feita pelo atleta. A assessoria declarou que nem a instituição e nem o jogador pretendem se manifestar sobre o assunto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar