A vitória do Clube do Remo, em plena Arena Independência, continua repercutindo, sobretudo, por conta do expressivo resultado diante do Cruzeiro, pelo placar de 3 x 1, que reconduziu o Leão ao caminho das vitórias. Porém, o trunfo azulino acabou sendo manchado por mais um lamentável ato de racismo no futebol brasileiro, no qual a vítima foi o atacante Jefferson.

Na partida, realizada na noite da última quinta-feira (28), em Belo Horizonte-MG, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, ao comemorar o segundo gol do Leão Azul Paraense, o atacante Jefferson sofreu ofensas raciais por parte da torcida cruzeirense. O vídeo foi divulgado pelo perfil oficial do Clube do Remo, nas redes sociais.

Até quando isso? O que ainda vai precisar acontecer para tomarem alguma atitude?

@CBF_Futebol @ObRacialFutebol#NãoAoRacismo #RacismoÉCrime pic.twitter.com/yVNfQTaHDM

— Clube do Remo (de 😷) (@ClubeDoRemo) October 29, 2021

Para jogador do Remo, racismo não é problema no Brasil

Nesta sexta-feira (29), após o desembarque da delegação em Belém, o presidente azulino Fabio Bentes informou ao DOL que irá oficializar a denúncia junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a fim de buscar as medidas cabíveis e necessárias. Além do mais, o Clube do Remo emitiu uma nota oficial, através de sua assessoria de imprensa, com relação ao caso.

CONFIRA A NOTA DO CLUBE DO REMO

"O Clube do Remo vem a público repudiar os atos de injúria racial direcionados ao atacante Jefferson, na partida da última quinta-feira (28), na vitória sobre o Cruzeiro por 3 a 1, no estádio Independência, pela Série B do Brasileiro.

A diretoria azulina informa que apresentará uma denuncia formal a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e acredita que entidade tomará todas as medidas cabíveis sobre a gravidade do ocorrido para que casos como esse não voltem a se repetir no futebol.

Agradecemos também ao Cruzeiro pelo seu posicionamento e pela informação de que tomará as providências necessárias para averiguar o caso. A intolerância, a discriminação e o preconceito precisam ser combatidos, seja no esporte ou em qualquer lugar na sociedade."

Agradecemos também ao @Cruzeiro pelo seu posicionamento e pela informação de que tomará as providências necessárias para averiguar o caso. A intolerância, a discriminação e o preconceito precisam ser combatidos, seja no esporte ou em qualquer lugar na sociedade.
📷 Samara Miranda

— Clube do Remo (de 😷) (@ClubeDoRemo) October 29, 2021

CRUZEIRO PROCURA TORCEDOR QUE COMETEU ATO RACISTA 

Depois de ter se manifestado publicamente em suas redes sociais, em que pede desculpas ao atacante Jefferson e ao Clube do Remo, e de ter levantado novamente a campanha #RisqueoRacismo, realizada em 2020, a diretoria do Cruzeiro começou a procurar o torcedor responsável pela ofensa ao jogador do Leão. Conforme informações divulgadas pela Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, a equipe mineira espera poder logo identificar o agressor e punir conforme a lei.

Campanha realizada pelo Clube do Remo, em 2020: "Se você é racista, não seja remista". Foto: Samara Miranda/Remo

MAIS ACESSADAS